António Trindade, presidente do Grupo Porto Bay, revelou no início de Dezembro em Búzios que deseja ter um resort em Alagoas. Concretamente em Maragogi, a norte de Maceió. Ou a sul.
A novidade foi dita durante o almoço que ofereceu à imprensa portuguesa que esteve a cobrir o 33º Congresso da APAVT, que se realizou em Búzios, no Brasil. Um almoço que decorreu na Pousada Glenzhaus que o grupo tem nesta localidade para a qual anunciou querer ampliar o número de quartos de 15 para 30. Para o efeito, adiantou que está em negociações para a compra de um terreno contíguo.
Quanto ao projecto de Alagoas, diz que proximamente regressa àquele estado, acompanhado pela vice-presidente do operador Thomas Cook, seu parceira em Portugal, e com o qual está a trabalhar o mercado brasileiro.
Segundo afirmou, a construção, ou não, de um projecto de raiz, em dois terrenos que já tem em vista, depende da leitura que a sua parceira de negócio tiver, visto que será a sua avaliação acerca da potencialidade de trazer ou não clientes da Europa para a unidade que ditará a viabilidade do investimento.
Para se ter uma ideia desta importância disse, por exemplo, que cerca de 40% da ocupação da pousada de Búzios vem através deste canal. São alemães que viajam regular na TAP, numa ligação Frankfurt-Lisboa-Rio de Janeiro.
Em relação à visão que tem de Alagoas, sublinha que ainda não foi tirado partido das infra-estruturas que o estado já criou.
Sobre o projecto, embora sublinhe que tudo está numa fase muito embrionária, admite que para o mercado brasileiro as unidades devem ter entre 250 a 350 quartos.
Presentemente, o Grupo Porto Bay dispõe de uma unidade no Rio de Janeiro, que comprou em Janeiro, e uma outra em Búzios, que adquiriu em Maio.
Ainda durante o almoço que proporcionou na sua charmosa pousada, António Trindade teria oportunidade de falar sobre as agências de viagens, pegando precisamente na operação do operador Thomas Cook para o Brasil.
Deste modo, evidenciou que as agências de viagens têm de ter uma visão suficientemente abrangente para chegar ao cliente final com um produto acabado.
Paulo Camacho