quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A presença madeirense no Congresso de Macau






A Madeira contou com a maior presença que há memória num congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens. Em grande parte preenchida pelos alunos do MBA em Turismo, da responsabilidade da delegação regional da Madeira da Ordem dos Economistas, em parceria com o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, liderado pelo prof. Jorge Costa, que, de uma assentada, representavam um grupo de 12 pessoas. Entre eles dois agentes de viagens (Gabriel Gonçalves, da Intervisa e Eduardo Figueira da Silva, da Euromar) e João Sanches, director-geral do hotel Tivoli Madeira. Estes três últimos elementos tiveram a missão de vender os seus produtos no salão de vendas luso-chinês-macaense que a APAVT preparou em paralelo com o Congresso de Macau.
Além deste grupo tivemos ainda mais um agente de viagens, Gustavo Rodrigues, da Intertours, e um hoteleiro, João Barradas, do Hotel Reno.
Completavam o leque de presenças a passagem rápida, de Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, e ainda de João Welsh, da Top Atlântico Madeira, que foi moderador num dos painéis, e Duarte Correia, que foi orador noutro, além de dois acompanhantes.
Curiosamente, estavam três jornalistas da Madeira: Paulo Camacho, pelo Jornal da Madeira, Catanho Fernandes, pelo Diário de Notícias da Madeira, e Paulo Neves, pela Rádio Renascença.

O Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo contou com 420 congressistas inscritos de um universo de 7.500 profissionais do sector que exercem a sua actividade em Portugal e de 1.200 agências de viagens que existem no País.
Na Região Autónoma da Madeira podemos adiantar que existem cerca de 500 agentes/consultores de viagens a laborar num número aproximado a 70 agências de viagens.

Sem comentários: