domingo, 25 de janeiro de 2009

O peso do Turismo religioso

Apesar da crise que agora se vive são muitas as pessoas que participam em viagens culturais de âmbito religioso ou em peregrinações quer seja em território português quer no estrangeiro. Os santuários marianos ocupam lugar cimeiro nestes destinos.
Também na Madeira é já uma realidade a organização de viagens por parte de agências em colaboaração com as paróquias ou com movimentos eclesiais.
É no mês de Janeiro que surgem as informações acerca dos programas que vão ter lugar, em especial nos meses de Verão e também em Maio, com destino ao Santuário de Fátima.
O Ano Paulino que agora decorre também motiva a realização de viagens aos locais por onde andou aquele grande apóstolo.
As paróquias dos Canhas e do Carvalhal realizam uma viagem diferente pelo facto de decorrer no mar. Intitulada “Caminhos de São Paulo percorrido por mar” integra visitas à Itália, Grécia e Turquia e terá lugar de 11 a 19 de Julho deste ano.
Serão visitadas, entre outras localidades, as cidades de Roma, Messina, Atenas, Pirinéus, Kusadasi e Efesus.
Como se trata de uma viagem de cruzeiro é necessário a inscrição até o fim do mês de Janeiro, podendo os interessados obter mais informações e efectuar a inscrição no cartório das paróquias. dos Canhas e Carvalhal.
A paróquia da Nazaré vai realizar uma peregrinação à Terra Santa entre 26 de Fevereiro e 5 de Março.
Também já está organizada a viagem à Europa que a paróquia de São Gonçalo vai realizar no Verão, podendo ser obtidas informações no respectivo cartório paroquial.
Em preparação está também a viagem que as paróquias de São Roque e São José e São Roque vão realizar no próximo Verão.
Integrado no plano de actividades do Conselho Central do Funchal da Sociedade de São Vicente de Paulo, vai realizar-se uma viagem a Fátima, Lourdes e Andorra, na qual se inclui a participação nas cerimónias da peregrinação nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo e que decorrerá nos dias 18 e 19 de Abril no Santuário de Fátima.
A viagem dos Vicentinos madeirenses decorrerá de 18 a 25 de Abril visitando Lisboa, Fátima, Valladolid, Lourdes, Andorra, Saragoça, Léon e Porto. Os interessados podem obter mais informações, contactando a profª Manuela Serôdio, presidente daquele Conselho, pelo telefone n.º 963823836.
No mundo estimam-se 130 milhões de turistas por razões de turismo religioso tendo como destino peregrinações a lugares “santos”.
O turismo, como sector económico, garante o trabalho a cerca de 200 milhões de assalariados no mundo. É um sector em rápida transformação e contínua evolução. O turismo é, por isso, o fenómeno mais intenso e em maior mudança da mobilidade humana.

Fonte: Jornal da Madeira - Sílvio Mendes

Sem comentários: