quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Madeira com 89 propostas no Homelidays

O portal internacional Homelidays, líder europeu na categoria de “aluguer de casas de férias entre particulares na internet”, com 55 mil anúncios e uma média de 140 mil visitas por dia, tem na Madeira e no Porto Santo 89 propostas. Propostas que vão desde casas aos apartamentos, implantados por toda a Madeira e na “ilha dourada”.
São propostas de particulares que surgem como um produto alternativo à hotelaria tradicional e às unidades de turismo no espaço rural, que são, em termos concretos, muito semelhantes.
Pelo que vimos num olhar pelas cerca de 90 propostas verificamos que os preços começam pelos 250 euros e vão até aos 1.000 euros por semana.
Este último valor é a média em Portugal por semana (para uma média de acolhimento situada entre 8 a 10 pessoas).
Dos 2.793 alojamentos em Portugal anunciados actualmente no portal, a maioria são apartamentos junto à praia, essencialmente de tipologia T3 e T4, localizados maioritariamente no Algarve (Albufeira, Portimão, Lagos, Vilamoura e Tavira), seguido de Lisboa e depois Cascais.
Segundo um artigo Exame/Expresso, com a crise, este é um negócio em crescimento, associado a uma alternativa de turismo mais barata aos hotéis.
Mais adianta que são cada vez mais os portugueses que optam por passar fins-de-semana ou mesmo férias inteiras em casas alheias. Além disso, constata que também são cada vez mais os particulares que colocam a sua própria casa para arrendamento temporário quando não estão para conseguirem uma fonte de rendimento adicional.
Em termos funcionais, o sistema funciona sem intermediários. Entre a oferta e a procura está o portal, no qual é necessário proceder ao pagamento de um anúncio.
Este mesmo portal tem tido em Portugal os maiores crescimentos de negócio. Em 2008 duplicou as receitas dos referidos anúncios para 200 mil euros. E atingiu as 15 milhões de páginas visitadas.
Segundo a Marketest, foi o segundo portal turístico mais visitado, no qual estão inscritos cerca de 100 mil portugueses.

Sem comentários: