Esta ligação sazonal, a vigorar entre Junho e Setembro, surge num contexto de liberalização do espaço aéreo entre a Madeira e o Continente (fixada a 24 de Abril) que, pela ausência de concorrência, tem ditado preços considerados proibitivos pelos madeirenses.
Depois da implementação do transporte aéreo, aos poucos, desde a década de 70 do século XX, os madeirenses assistiram ao progressivo abate dos navios da marinha mercante portuguesa como o "Infante Dom
Foi uma política de abate de navios que começou em 1968, e teve como primeiras "vítimas" o "Lúrio" e o "Quanza", estendendo-se até 1985, ano em que foi decidido abater o "Funchal", navio que foi salvo de
A nova ligação
A nova ligação marítima que a Naviera Armas vai realizar a partir de 14 de Junho poderá vir a representar uma alternativa na ponderação que os madeirenses fazem das suas férias.
Este recurso de deslocação por via marítima oferece a vantagem de o passageiro poder levar a sua própria viatura, permitindo organizar um combinado de férias quer no continente português (Lisboa dista cerca de três horas do Algarve), quer em território espanhol (onde o combustível é mais barato), com deslocações a Sevilha (a cerca de 90 minutos) ou às praias do Sul de Espanha.
As viagens
O "Volcán de Tijarafe", da Naviera Armas, é a embarcação que vai quebrar esse "jejum" de 23 anos de ausência de uma carreira regular marítima entre a Madeira e o Continente.
"Para a Madeira, esta ligação é um feito histórico após quase trinta anos sem ligações regulares com o continente português", disse à Agência Lusa Manuel Vidal, responsável pela área de comunicação da
"Esta é a terceira vez que a Naviera Armas realiza a rota Canárias/Madeira", afirmou Manuel Vidal, acrescentando que em 2007 esta empresa "transportou 10.000 passageiros da Madeira e 2.000 viaturas".
Este responsável perspectivou que "este ano, a companhia espera aumentar o fluxo de passageiros com o novo atractivo da travessia a Portugal".
O cruzeiro começa às sextas-feiras
"O destino combinado Madeira/Portugal permite que os passageiros canarianos da Naviera Armas conheçam as belezas da Madeira e desfrutem de um autêntico cruzeiro de um dia entre Portugal e Canárias", referiu ainda Manuel Vidal.
Estreita ligação
Manuel Vidal destaca que a intenção da Naviera Armas é estabelecer "uma estreita relação com a Madeira e colaborar nas suas ligações marítimas na medida das necessidades e possibilidades que vão aparecendo".
Acrescenta que a companhia espanhola "está convencida que esta nova linha, pelo preço, pela qualidade e pelo serviço terá a aceitação do público sobretudo quando comparar o custo com as tarifas aéreas".
"É um novo nicho de mercado que tem a possibilidade de poder transitar com a sua viatura em Portugal sem ter de fazer despesas suplementares com o aluguer de um carro. Acreditamos que seja um novo atractivo", realça.
"Estamos muito satisfeitos com o mercado Madeira/Canárias, que é muito exigente e com grande futuro", finaliza.
A secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, aplaude esta ligação, mas, confrontada com a ideia da criação de um
"A operação, tal como ela está neste momento configurada, é uma operação turística com carácter sazonal e sem continuidade. Pensar em apoios sociais, nestas circunstâncias, poderá ser questionável",
Adiantou que "a secretaria de Estado dos Transportes manifestou disponibilidade para apreciar esta questão já no pressuposto de que, no futuro, a carreira poderá ter outras características como existem em outras regiões insulares e respectivos territórios continentais".
De acordo com a Naviera Armas, a viagem Madeira - Portimão (de cerca de 24 horas) custa 82 "on way" com assento (164 euros ida-e-volta) e o transporte de carro é acrescido de 110 euros.
O preço em camarote custa a partir de 164 euros (328 euros ida-e-volta).
O navio
O "Volcán de Tijarafe", da "Naviera Armas", empresa de navegação fundada em 1941, em Lanzarote, nas ilhas Canárias, entrou ao serviço em Fevereiro de 2007.
Tem 154 metros de comprimento fora-a-fora, 25,60 metros de boca máxima e 5,70 metros de calado.
Desloca 20.500 toneladas, tem uma velocidade de serviço de 24,5 nós, 56 camarotes, 206 camas e pode transportar 1.000 pessoas, 1.500 metros cúbicos de carga e 300 automóveis.
Emanuel Correia, agência Lusa
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