Terminado o ano de 2007 fomos à procura dos números resultantes da entrada na linha da Madeira das companhias “low cost”. Um conceito nem sempre fácil de compreender as fronteiras.
Mas cinga-mo-nos a algumas das companhias que os Aeroportos da Madeira têm, por norma, como sendo de baixo custo. E, para podermos aferir resultados, vamos comparar dados de Outubro, Novembro e Dezembro de 2007, quando, efectivamente, começaram a voar
Desde já, salta à vista o crescimento induzido com a entrada na linha de Londres das “low cost” easyJet e Thomsonfly. Para onde voam,
De um total de 57.080 passageiros que voaram nas companhias de então para e da região autónoma, dos quatro maiores aeroportos de Londres: Heathrow, Gatwick, Stansted e Luton, nos últimos três meses de 2006, em igual período do ano passado, houve um incremento de 28 por cento, com mais 15.957 passageiros.
Tendo em linha de conta que as “low cost” easyJet e Thomsonfly transportaram
Outro dado revela que as “low cost” foram responsáveis por 27,6% do tráfego da linha londrina no último trimestre. E aqui a easyJet teve a fatia de leão, com 14.229 passageiro, contra os 5.953 da Thomsonfly.
Mesmo assim, apesar da perda das regulares tradicionais, a verdade é que ainda têm mais de 2/3 da quota de mercado.
Nos últimos três meses de
A easyJet voa de Londres todos os dias de e para a Madeira.
Menos passageiros trouxe a Thomsonfly, com 5.953, que tem duas ligações por semana.
Nos últimos três meses de
Ainda em relação à companhia branca e letras laranja (easyJet), recordemos que em Outubro de 2007 iniciou igualmente uma operação de Bristol, uma cidade dos arredores de Londres, com três ligações semanais.
Nesta rota registou-se um crescimento de 120,3% entre o último trimestre
Nos últimos três meses de
Na prática, foram mais 4.040 passageiros. Ora, tal como na linha de Londres, a “low cost” (que voa duas vezes por semana), com 8.108 passageiros não só foi responsável pelo incremento da linha como foi buscar 4.068 passageiros às outras companhias que faziam a linha. Ou seja, cerca de 1/4 dos passageiros.
Nos últimos três meses de
Dali, os 1.840 passageiros que vieram naquele período foram um ganho absoluto visto que no anterior, no período em análise, não vieram quaisquer passageiros.
Nos últimos dois meses de
Nos últimos três meses de
A Sterling, com 2.172 passageiros foi quase a responsável por este aumento.
Nos últimos três meses de
Paulo Camacho
Sem comentários:
Enviar um comentário