segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pullmantur Cruises aposta na Madeira

O operador de cruzeiros espanhol Pullmantur Cruises, do Grupo Royal Caribbean, vai operar pela primeira vez em cruzeiros regulares com escala na ilha da Madeira, revelou ontem o blogue “Cruzeiros na Madeira”.
Os cruzeiros semanais vão ser efectuados pelo navio “Sky Wonder” que fará escalas no porto do Funchal aos sábados procedente de Lanzarote com destino a Lisboa. A primeira visita à Madeira está programada para o dia 11 de Abril numa operação que se prolongará até 19 de Setembro.
As 24 escalas do navio da Pullmantur vão contribuir para o aumento de escalas em 2009 e também para a quebra de sazonalidade do Verão, época em que há menos cruzeiros na Madeira. O navio faz embarques em Lisboa seguindo para Gibraltar, Casablanca, Agadir, Lanzarote e Funchal, onde poderá também embarcar passageiros, aguardando-se confirmação.
Depois de alguns cruzeiros de Outono com o “Empress” à partida de Lisboa, e ainda com embarques em Málaga, que não incluiram escalas no Funchal, a empresa do Grupo Royal Caribbean afirma a sua aposta em Portugal, sabendo que os seus navios têm conquistado os portugueses.
Inicialmente a Pullmantur ia posicionar o “Sky Wonder” na costa oeste dos Estados Unidos para cruzeiros à riviera mexicana. Este navio foi construído em 1984 (ano do Artemis, ex-Royal Princess) para a Sitmar com o nome “FairSky”, integrando quatro anos depois a frota da Princess Cruises e para quem operou até 2001 como “Sky Princess”.
Nesse ano foi transferido para a P&O Australia sendo rebaptizado de “Pacific Sky”. Em 2006 é vendido à Pullmantur Cruises passando a chamar-se “Sky Wonder” e operando no Mediterrâneo ocidental e oriental, Brasil e Argentina. A frota da Pullmantur é formada pelos navios “Sovereign”, “Zenith”, “Sky Wonder”, “Empress”, “Oceanic” e “Ocean Dream”.
Entretanto, os navios de cruzeiro que escalaram o porto do Funchal até ao passado mês de Setembro trouxeram à Região, de acordo com os dados da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira 226.461 mil passageiros, mais 26,15 por cento em relação ao período do ano passado, em que o número de visitantes se situou nos 179.465 mil passageiros.
Aumentou também o número de escalas de 144 até Setembro de 2007 para 146 em 2008.
Ainda em relação a este mês, subida também no número de passageiros em trânsito. Este ano atingiu os 219.461 mil passageiros, mais 27,85 por cento em relação ao periodo homólogo de 2007 que ficou-se pelos 171.661 mil passageiros.
Os números de Setembro confirmam a tendência verificada até Agosto deste ano da subida do número de passageiros dos navios de cruzeiro que escalaram o porto do Funchal, uma subida que, recorde-se, situou-se nos 24,6 por cento para os primeiros oito meses do ano.

(Fonte: Jornal da Madeira)

Sem comentários: