domingo, 16 de agosto de 2009

Funchal tem 13 protocolos de geminação com cidades do mundo


O município do Funchal tem 13 protocolos de geminação com igual número de cidades de todo o mundo. Inclui cidades dos continentes europeu, africano, americano, asiático e australiano.
São parcerias e colaborações que a Câmara Municipal do Funchal tem vindo a estabelecer por razões históricas e por serem locais de residência de muitos madeirenses.
Neste momento, a geminação mais antiga vem dos anos 70, e foi feita com a cidade de Oakland, na Califórnia, nos Estados Unidos da América.
Seguiu-se Honolulu, nos EUA, em 1979, Livingstone, na Zâmbia, em 1980, New Bedford, nos EUA, em 1984, Maui, EUA, em 1985, Capte Town, na África do Sul, em 1987, Santos, no Brasil, em 1988, Herzliya, em Israel, em 1991, Marrickville, na Austrália, em 1994, Fremantle, na Austrália, em 1996, Leichlingen, na Alemanha, em 1996, Praia, em Cabo Verde, em 2003, St. Helier, em Jersey, em 2008 e, Gibraltar, em 2009.

Oakland, a primeira (Estados Unidos da América)

Em relação a Oakland, o protocolo de geminação entre os municípios do Funchal e de Oakland foi assinado no início dos anos 70. No âmbito da geminação foi atribuído o nome da cidade americana a três artérias do Funchal: "Travessa de Oakland", "Rua Cidade de Oakland" e "Impasse 1 da Rua da Cidade de Oakland".
Oakland é uma cidade do EstadoNegrito Americano da Califórnia. Possui uma área de 145,2 km², 399.484 habitantes.

Honolulu (EUA)

No que toca a Honolulu, o protocolo de geminação foi assinado a 15 de Outubro de 1979. Honolulu é a maior cidade e capital do estado americano do Havai. Ocupa toda a ilha de Oahu. Tem uma área de 5 509 km² e 876.156 habitantes.

Livingstone (Zâmbia)

Quanto a Livingstone, o protocolo de geminação foi assinado a 25 de Setembro de 1980. Livingstone é uma cidade da Zâmbia, em África, localizada a 10 quilómetros de Victoria Falls.

New Bedford (EUA)

De novo no continente americano, a norte, temos New Bedford, cujo protocolo de geminação foi assinado a 4 de Julho de 1984. Nesse âmbito foi atribuído o nome da cidade a duas artérias no Funchal: "Rua Cidade de New Bedford" e "Travessa de New Bedford".
New Bedford é uma cidade localizada no estado americano de Massachusetts. A sua população é de 93.768 habitantes.

Maui (EUA)

Ainda no continente americano, temos a cidade de Maui, cujo protocolo de geminação foi assinado a 7 de Junho de 1985. No âmbito da geminação foi atribuído o nome da cidade a uma artéria no Funchal: "Rua Cidade de Maui". Maui, no Havai, tem uma população de 135.605 habitantes.

Cape Town ou Cidade do Cabo (África do Sul)

De regresso ao continente africano, temos Cape Town ou Cidade do Cabo, na África do Sul. O protocolo de geminação foi assinado a 2 de Julho de 1987. No âmbito da geminação foi atribuído o nome da cidade a uma artéria no Funchal: "Rua Cidade do Cabo".
Cape Town é a capital legislativa da África do Sul e a capital da província do Cabo Ocidental.

Santos (Brasil)

Na América do Sul, temos Santos, no Brasil. O protocolo de geminação foi assinado a 27 de
Outubro de 1988. No âmbito da geminação foi atribuído o nome da cidade Gémea a três artérias no Funchal: "Vereda da Cidade de Santos", "Rua Cidade de Santos" e "Impasse 3 da Rua Cidade de Santos".
Santos é um município localizado no litoral do estado de São Paulo. Abriga o maior porto da América Latina, que é a sua principal actividade económica, além do turismo e do comércio.

Herzliya (Israel)

Na Ásia, o Funchal tem um protocolo de geminação com Herzliya, em Israel. Foi assinado a 4 de Julho de 1991.
Herzliya é uma cidade do distrito de Tel Aviv. Tem uma área aproximada de 26 km2.

Marrickville (Austrália)

Mais longe, na Austrália, temos a cidade de Marrickville, cujo protocolo de geminação foi assinado a 1 de Junho de 1994. Marrickville é uma área de governo local na região Oeste de Sidney.

Fremantle (Austrália)

Ainda neste país temos a cidade de Fremantle, cujo protocolo de geminação foi assinado a 6 de Fevereiro de 1996. Fremantle é uma cidade australiana na região metropolitana de Perth, estado da Austrália Ocidental. Localiza-se a 19 km ao sudoeste do centro financeiro de Perth. A sua população aproximada é de 25 mil habitantes.

Leichlingen (Alemanha)

Na Europa, o Funchal assinou um protocolo de geminação com Leichlingen, na Alemanha. Foi rubricado a 26 de Março de 1996. No âmbito da geminação foi atribuído o nome da cidade a uma artéria no Funchal: "Rua de Leichlingen".Como curiosidade, registe-se que um dos principais portos do centro da cidade alemã tem o nome de Porto do Funchal.

Praia (Cabo Verde)

Seguindo a sequência dos anos em foram rubricados os protocolos de geminação, temos a cidade da Praia, em Cabo Verde. Foi assinado a 17 de Julho de 2003.
A cidade da Praia é a capital de Cabo Verde. Tem uma população de cerca de 90.000 habitantes e está localizada a sul da ilha de Santiago.

St. Helier (Jersey)

De regresso difinitivo à Europa, temos St. Helier, em Jersey. O protocolo de geminação foi assinado a 4 de Abril de 2008.Saint Helier é a maior cidade de Jersey. Tem uma população de cerca de 28.000 habitantes e é a capital da ilha, embora a sede de governo esteja situada em São Salvador.

Gibraltar

Finalmente, temos Gibraltar, entre todas, a cidade mais próxima do Funchal. O protocolo de geminação foi assinado a 13 de Maio de 2009. Gibraltar é um território britânico localizado no sul da Península Ibérica. Corresponde a uma pequena península.

Âmbito dos protocolos

Os últimos protocolos de geminação, concretamente St. Helier, em Jersey, e Gibraltar, concretizados com a actual vereação, tem havido uma preocupação em traduzir no papel o que se pretende na prática com estes acordos entre cidades amigas.
Neste sentido, vemos nos objectos deste protocolos, que se traduz numa cooperação e intercâmbio pretendem versar sobre todos os domínios considerados de relevante interesse para ambas as partes, designadamente cooperação económica e empresarial, turismo, ambiente e património, educação e formação profissional, fomento cultural e desportivo e organização de serviços municipais.

Sem comentários: