quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Madeira promove pousadas da juventude

A Direcção Regional de Juventude (DRJ) está a desenvolver esforços, no sentido de estabelecer parcerias, a nível nacional e internacional, com o objectivo de promover as cinco Pousadas de Juventude da Madeira.
Neste momento, o director regional de Juventude, Jorge Carvalho, está em negociações para integrar os centros de juventude regionais na rede da hostelbookers.com, que promove 15 mil pousadas em três mil destinos mundiais diferentes.
A DRJ está actualmente na rede nacional de pousadas de juventude “Movijovem” e ainda integra a rede internacional “Youthhostels” e a aposta na promoção já começa a ter resultados.
Só no ano passado, a Pousada de Juventude da Quinta da Ribeira, no Funchal, recebeu jovens de 40 nacionalidades. Com os europeus no topo da lista, aquele Centro recebeu hóspedes de países tão distantes como a Nova Zelândia, o Senegal, Moçambique, Nigéria, Cabo Verde, Uruguai, México e até três jovens vindos do Japão.

Ultrapassar números do ano passado

Em 2008, o número de dormidas nas quatro pousadas de juventude da Madeira atingiu as 17.670, num total de 6.034 hóspedes, divididos pelos Centros de Juventude da “Quinta da Ribeira”, da Calheta, do Porto Santo e do Porto Moniz.
De salientar que as pousadas do Funchal e do Porto Santo são as preferidas pelos portugueses, onde se inclui os madeirenses. Já no caso dos jovens estrangeiros que procuram a ilha pelo contacto com a natureza, a escolha recai sobre a pousada do Funchal, pela sua centralidade, mas também pelo Centro de Juventude da Calheta.
De acordo com Jorge Carvalho, os números de hóspedes e de dormidas no primeiro semestre deste ano já demonstram que os valores de 2008 serão ultrapassados. Assim, só entre Janeiro e Junho, foram registadas 10.628 dormidas e 4.185 utentes. Estes números certamente irão aumentar, já que desde ontem há mais um Centro de Juventude no norte da ilha, o de Santana. Com este novo espaço destinado ao turismo juvenil, eleva-se para 283 o número de camas disponíveis na Madeira aos jovens nacionais e internacionais. Um número suficiente para a procura, garante o director regional.
Segundo o governante, a pousada de Santana «vem colmatar uma lacuna do circuito que os jovens faziam, porque com os passeios a pé disponíveis em Santana, tinham de providenciar transportes para o Funchal e assim podem pernoitar na nova pousada», explicou.
Com uma estada média entre os três e os cinco dias e com taxas de ocupação a atingir os 40 a 45 por cento, Jorge Carvalho quer apostar na promoção das pousadas, mas também na qualidade do serviço prestado, até que «a satisfação de um cliente leva sempre a um potencial cliente».

in Jornal da Madeira (Marília Dantas)

Sem comentários: