sábado, 20 de junho de 2009

Lei de bases do Turismo aprovada

O Conselho de Ministros aprovou quinta-feira o Decreto-Lei que define as bases das políticas de desenvolvimento da actividade turística.
O DL vem definir as bases das políticas de desenvolvimento da actividade turística, consagrando num diploma legal, de forma sistematizada, os grandes princípios que devem orientar e balizar as políticas para o turismo, tendo em vista a consolidação do sector como actividade estratégica para a economia nacional.
São definidos os princípios estruturantes das políticas públicas de turismo, salientando-se a transversalidade do sector, que torna fundamental a articulação das várias políticas sectoriais, compatibilizando as intervenções do Estado, das regiões autónomas e das autarquias locais que se repercutam directa ou indirectamente no desenvolvimento do turismo.
É eleita a competitividade dos agentes económicos e consagrado o princípio da livre concorrência como factores determinantes do desenvolvimento do turismo, assegurando igualmente a participação dos interessados na definição das políticas públicas.
Paralelamente, são apontadas como áreas prioritárias de incidência das políticas públicas de turismo os transportes e acessibilidades, maxime o transporte aéreo, a qualificação da oferta, a promoção, o ensino e formação profissional e a política fiscal.
A aprovação da Lei de Bases do Turismo dá, assim, cumprimento ao estabelecido no programa do Governo e encerra a reforma dos instrumentos legislativos previstos neste programa, num processo que obteve uma ampla participação do sector privado.

Sem comentários: