sexta-feira, 26 de outubro de 2007

easyJet compra GB



A easyJet acaba de fortalecer a sua posição no mercado da aviação com a aquisição da GB Airways por 149 milhões de euros.

Com o início dos voos para a Madeira marcados para o dia 29 de Outubro, concretamente da linha de Londres e de Bristol, ambas no Reino Unido, a companhia branco-laranja reforça assim, de uma assentada, a sua posição na região autónoma ao “absorver” as cinco ligações que a GB opera para a Madeira desde o Aeroporto de Gatwick, em Londres, sob a chancela da British Airways.
Ou seja, às ligações diárias para a capital inglesa, para onde voará da Madeira para o Aeroporto de Satansted, a easyJet junta mais cinco da GB.

Neste momento, o que se sabe é que, pelo menos até Janeiro, quando se efectivar a compra, cada companhia continua a voar com a sua marca e cores. Depois é possível que haja uma integração, ficando a easyJet com os aviões e os slots para os diversos aeroportos para onde voa a GB Airways.
Concretamente, GB Airways, que opera a maioria dos seus voos a partir do Aeroporto de Gatwick, voa para 31 destinos na Europa e África do Norte, com uma frota de 15 aviões Airbus A320 e A321.

"A aquisição da companhia aérea GB Airways inscreve-se na estratégia de expansão da easyJet e, em particular, reforça a sua oferta a partir do aeroporto de Gatwick", aeroporto situado no sul de Londres e que é a sua principal base de actividade.

Com esta aquisição e a partir do aeroporto de Gatwick, a easyJet passa a transportar cerca de oito milhões de passageiros por ano para 62 destinos.

Mais se sabe que a British Airways manterá a cooperação com a GB Airways, que inclui um acordo de partilha de voos (code-share) até Março de 2008.

A easyJet tem a operar 137 aviões em 352 rotas entre 88 aeroportos, em 23 países diferentes.
A companhia aérea transportou 37 milhões de passageiros nos últimos 12 meses.
Paulo Camacho