quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Porto de cruzeiros arranca no Funchal


Estão a ser dados novos passos para a grande mudança estrutural no Porto do Funchal. Neste momento, já está a concurso o lançamento de projectos para a construção da gare marítima internacional. Estão na corrida, que ainda não atingiu prazo limite da entrega, quase 20 concorrentes.
O custo do projecto global é de 23,5 milhões de euros, sendo que, neste caso concreto, para a referida gare estão previstos 10 milhões de euros.
A contribuição do Fundo de Coesão: é 14,8 milhões de euros.
A taxa de apoio é de 62,92%.

A ideia é tê-la concluída em 2009.

Além da gare marítima, o projecto global contempla a ampliação da rampa ro-ro existente e alargamento do cais adjacente; a realização das infra-estruturas básicas (rede de águas e esgotos); a aquisição de um sistema de desembarque de passageiros; a aquisição de um sistema de segurança e vigilância e a elaboração de estudos e projectos relacionados com as obras.

Os primeiros passos aconteceram com a transferência das funções comerciais de mercadorias do porto do Funchal para o do Caniçal.
Agora, a aposta é a consequente especialização do porto do Funchal como porto de passageiros e turismo de cruzeiros.

Com a realização das acções previstas pretende-se a melhoria da capacidade e condições de acolhimento no porto do Funchal para a dinamização da actividade turística na Madeira.
O projecto abrange cerca de 5.000 m2 e vai estar dimensionada para cerca de 500 mil passageiros por ano, sendo que, actualmente, passam pelo Porto do Funchal cerca de 300 mil passageiros por ano.

Nas características do futuro porto turístico do Funchal evidencia-se a gare para passageiros internacionais, a gare para passageiros regionais (ligações marítimas com a ilha do Porto Santo), extensas áreas verdes, zonas de parqueamento de autocarros de turismo e táxis, zonas pedonais, ciclovias, comércio, restauração, infra-estruturas para todos os serviços de apoio à actividade turística de cruzeiros e infra-estruturas de apoio às actividades de desporto náuticas e marítimo turísticas.
Paulo Camacho