A 27ª edição do Barómetro Academia do Turismo é dedicada às projecções da actividade turística nacional para o próximo Verão, num cenário de incerteza e instabilidade económica.
Segundo a maioria dos inquiridos (81,3%), os resultados do turismo nacional em 2009 vão ser substancialmente piores, comparativamente com o ano anterior. Ainda assim, alguns respondentes (16%) acreditam na possibilidade de 2009 vir a igualar os resultados de 2008.
No que diz respeito aos produtos que maior impacto vão ter ao nível dos resultados do turismo nacional, 35,8% dos inquiridos acredita que o produto Sol e Mar será o mais representativo.
Seguem-se os City Breaks (18,5%) e os Resorts e Turismo Residencial (9,3%). Com uma percentagem significativa de respostas surge ainda o Turismo de Saúde e Bem-Estar e o Touring Cultural e Paisagístico, ambos eleitos por 8,6% dos respondentes.
As perspectivas para 2009, comparativamente com 2008, também não são animadoras, no que respeita ao número de dormidas e às receitas turísticas. A maioria dos inquiridos (80%) acredita que se vão registar menos dormidas na hotelaria nacional enquanto que 90,6% dos respondentes admite um desempenho pior ao nível das receitas. No entanto, ao nível das dormidas, alguns inquiridos (17,3%) acreditam que 2009 vai ser semelhante a 2008.
Ao nível dos mercados, o grande beneficiado deverá ser o turismo Interno. 53,3% dos inquiridos acredita num aumento do turismo doméstico face ao ano anterior. Este é, aliás, o único mercado a registar resultados positivos, dado que os respondentes apontam para uma diminuição generalizada ao nível da chegada de turistas. Irlanda, Reino Unido e Alemanha deverão ser os mercados a registar maiores quebras face a 2008.
Recorde-se que o Barómetro Academia do Turismo é um projecto do IPDT, Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo que, mensalmente, ausculta a opinião de um painel de decisores e académicos das entidades mais representativas do turismo nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário