sábado, 9 de maio de 2009

Vinho Madeira regressa do Brasil com missão cumprida



O vinho da Madeira acaba de estar presente na 13ª Edição da Expovinis Brasil. Esteve lá, principal feira de vinhos e bebidas alcoólicas destiladas realizada neste país, a sete de Maio com o maior espaço promocional de sempre, num espaço com uma área de 72 m2 e decoração alusiva à paisagem vitícola da Madeira e ao Vinho Madeira.
A afluência ao recinto da feira foi enorme e a intensidade de provas dadas aos visitantes manteve-se sempre num nível de grande intensidade. O Vinho da Madeira, embora não conhecido principalmente pelos visitantes mais jovens, sempre que foi dado à prova agradou muito e manteve um nível de satisfação muito elevado.
Os vinhos transportados especialmente para os eventos promocionais realizados (aproximadamente 250 garrafas) foram basicamente todos gastos, tendo as garrafas que restaram no final sido oferecidas directamente aos visitantes mais interessados.

Rio de Janeiro

As acções promocionais do Vinho Madeira não se resumiram à presença na feira. Já no dia 4 de Maio, um almoço degustação para jornalistas, importadores e individualidades ligadas ao sector dos vinhos foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, logo seguido de uma tarde aberta para provas e degustação de Vinho Madeira. Este evento foi um sucesso a avaliar pela afluência no almoço/degustação (mais de 70 pessoas) e qualidade dos convidados presentes que ultrapassou as expectativas da organização, bem como pelo movimento observado na tarde de provas.

São Paulo

Já em São Paulo, no dia 6 de Maio, mais um almoço degustação foi organizado, aqui tendo como particular interesse o facto da refeição/degustação ter sido 100% acompanhada por Vinhos Madeira. A afluência novamente primou pela qualidade dos convidados presentes (mais de 30 pessoas) bem como pela curiosidade que gerou junto dos mesmos. Neste almoço/degustação vários foram os vinhos provados com os pratos que compunham a refeição, tendo Paulo Rodrigues no início explicado o que era o Vinho da Madeira e as suas particularidades e posteriormente, o enólogo convidado, Francisco Albuquerque, explicado um a um os vinhos presentes dignificando muito o evento.
É opinião generalizada dos actuais importadores e empresas que já exportam para este mercado que estas acções foram muito importantes e que é fundamental continuar com as mesmas e aumentar mesmo o seu número, para que o Vinho Madeira recupere a notoriedade que já teve há cerca de 4-5 décadas neste país. No entanto, referem também que hoje já se está muito melhor que há dois, três anos atrás podendo-se encontrar já o Vinho Madeira espalhado por maior número de ponto de venda por todo o Brasil.

Esta semana promocional no mercado brasileiro enquadrou-se em termos de financiamento no projecto Vinho Madeira - Acções de informação e promoção a favor de produtos agrícolas em países terceiros, financiado por fundos comunitários (50%), nacionais (20%) e Regionais (30%).

Sem comentários: