sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Conceição Estudante: É preciso acreditar no produto Madeira

O ano novo começou com muitas campanhas promocionais do Destino Madeira, sendo de salientar a Bolsa de Turismo de Lisboa, que ocorreu até domingo passado e a FITUR, Feira Internacional de Turismo, que está a decorrer em Madrid e que conta com a participação da Madeira no stand de Portugal.
Até ao próximo dia 1 de Fevereiro, o Parque Juan Carlos I em Madrid, acolhe a principal Feira de Turismo da Península Ibérica e uma das mais importantes da Europa.
O ano findo foi palco de enumeras acções promocionais do Destino Madeira, um pouco por todo o mundo, expectando-se mesmo resultados visíveis destas acções a curto e médio prazo.
Segundo Conceição Estudante, em 2009 não iremos à procura de novos nichos de mercado, iremos sim “manter a estratégia que está definida”.
A Associação de Promoção da Madeira (AP Madeira), continuará este ano as suas acções promocionais “com os seus mercados tradicionais e que estão perfeitamente identificados”, até porque “o orçamento também estava pré-fixado de alguma maneira”, contudo, a governante diz que “vamos continuar a apostar nas duas vertentes que tem sido as duas faces da realidade promocional”, ou seja, “temos os mercados tradicionais por um lado e temos os mercados emergentes por outro e vamos actuar nessas duas áreas via AP Madeira e via DRT”.
As acções promocionais serão pautadas segundo a governante, pelo colocar nos mais variados e diferenciados mercados internacionais de “todos os novos produtos”, bem como daqueles “que têm sido introduzidos em anos anteriores em matéria de micro produto”. Esquecidos não serão também “os novos hotéis, as novas actividades de animação turística e os novos eventos, nomeadamente os eventos ligados à natureza e provavelmente mais um ou outro”, sublinhou Conceição Estudante.
Lembra ainda que este ano “não é para grandes inovações, mas sim para dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e que está a dar bons resultados como foi evidente no ano de 2008”.

Desafios passam por manter a qualidade

Quantos aos desafios que são colocados ao nível do turismo para este 2009 a secretária regional do Turismo e Transportes, diz que “os desafios” passam “por manter a nossa qualidade e tentar a todo o custo não baixar preços devido a pressões do mercado”, pois, como refere, “temos capacidade para ultrapassar situações de retracção dos mercados”, tendo tal situação já sido “demonstrada no passado e sabemos o custo e o peso que é depois inverter este tipo de situações”.
Conceição Estudante deixa ainda um apelo de que “é necessário acreditar que o produto (Madeira) tem qualidade, que as situações económicas são passageiras e que toda esta situação teve o seu início, mas terá o seu fim”.

Situação equilibrada nos transportes

Relativamente aos desafios que são colocados ao nível dos transportes para 2009, adianta que “neste momento a situação está relativamente equilibrada no mercado português, com as três operadoras aéreas a funcionar” e que a SRTT irá continuar a “apoiá-las nas campanhas já a delinear e que irão ser integradas no nosso fundo de promoção, nomeadamente a campanha da TAP, da Sata e da easy Jet”.
Em relação aos mercados internacionais, diz que irá apoiar “todas as operações turísticas que forem surgindo e que potenciem as estratégias que a Madeira tem definidas”.
A governante deixou ainda bem claro que “é importante” ter uma “estratégia definida, porque é preciso que as propostas que nos cheguem encaixem nos nossos objectivos”, pois, acentua, “se assim for nós sustentamos e avançamos”.

Fonte: Jornal da Madeira - Marco Freitas

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