
Os nomes dos premiados deste ano foram revelados numa cerimónia pública no dia 21 de Janeiro, pelas 13h00, no Auditório 1 do Centro de Reuniões da FIL, no Parque das Nações.
O projecto Dessalinização do Alvor é um projecto que se enquadra na categoria Sustentabilidade Ambiental, por se tratar de uma acção pioneira em Portugal Continental que pretende preservar um bem escasso como a água, não o utilizando e substituindo-o pela transformação de um outro bem, o Mar.
O Grupo Pestana, realiza a extracção de água através de um furo localizado junto da Praia dos Três Irmãos (em Alvor, no Algarve), encaminha-a para uma Estação e, através de um processo natural baseado na osmose inversa, a água é separada dos sais. A partir desta central a água, depois de tratada de acordo com os parâmetros legais, entra na rede de distribuição, sendo utilizada para rega de jardins, lavandarias, piscinas e lavagens de terraços das Unidades Hoteleiras Pestana na região algarvia.
Ao não consumir água do abastecimento público, o Grupo Pestana liberta-a para o uso de outros consumidores, preservando um bem cada vez mais escasso.
Actualmente, beneficiam deste projecto as unidades Pestana Delfim, Pestana Alvor Praia e Pestana Dom João II, estando prevista a sua extensão a outras duas unidades – Pestana Mar, em construção – e Pestana Alvor Atlântico.
A cerimónia de entrega do prémio contou com a presença do júri da iniciativa, presidido pelo empresário André Jordan e constituído por José Carlos Pinto Coelho, Presidente da Confederação do Turismo Português, António Perez Metelo, jornalista, e Luís Patrão, Presidente do Turismo de Portugal, IP.
Sem comentários:
Enviar um comentário