sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A Madeira tem todas as condições para receber polacos

De acordo com os dados apresentados pela DRT e em termos de valores acumulados, foram registados nos nove primeiros meses de 2008, 811.868 hóspedes, tendo-se observado um acréscimo de 7,9% comparativamente a igual período de 2007.
Nos nove meses de 2008 e face a idêntico período de 2007, as dormidas apresentaram evoluções positivas nalguns países da União Europeia, salientando-se os acréscimos registados na Polónia (+914,2%).
Segundo os dados já publicados, o mercado polaco representou a entrada de 885 hóspedes no mês de Janeiro, 855 em Fevereiro, 793 em Março, 936 em Abril, 780 em Maio, 784 em Junho, 1.102 em Julho, 1.168 em Agosto e 1.528 em Setembro, perfazendo assim 8.831 polacos o que corresponde a 1,1% do mercado turístico global da região nos nove primeiros meses de 2008.
Os madeirenses bem que podem começar a aprender a dizer algumas palavras em polaco, isto porque “Cześć Dzień Dobry”, que em português quer dizer “Olá, bom dia”, bem como “Dziękuję”, ou seja “Obrigado”, começarão a ser palavras cada vez mais pronunciadas e ouvidas na região, isto porque, e tal como o JM noticiou, a Sata Internacional anunciou ter celebrado um acordo com o operador turístico polaco Itaka para realizar um voo por semana de Varsóvia e outro de Pozman para o Funchal durante um ano.
São num total 17.160 lugares que a Itaka contratou e que serão assegurados por aparelhos A320 com capacidade para 165 lugares.

Polacos vêm a procura de sol, aventura e natureza

O JM esteve à conversa com um agente turístico polaco, Dvoiter Ribachensky, sobre o porquê do acentuado fluxo destes para a Região. O nosso entrevistado diz que “os polacos gostam de viajar” e que “nos últimos anos devido ao crescimento da nossa economia (6% nos últimos quatro anos), houve um significativo aumento do poder de compra”, o que levou estes a viajar mais.
As temperaturas amenas da região e o “destino exótico” fazem com que os polacos procurem cada vez mais a Madeira.

“Procuramos sol, procuramos aventura, procuramos uma mistura de mar e de caminhadas, pois nós gostamos muito de caminhar nas montanhas” e sendo a Madeira “um destino exótico acessível para o turista polaco”, tem todas as condições “para continuar a receber-nos”. Questões históricas também unem a Madeira e a Polónia, pois como Ribachensky refere, “a Madeira também tem ligações à Polónia”.
A promoção do Destino Madeira parece já dar resultados na Polónia, isto porque Ribachensky diz que são visíveis “acções promocionais da Madeira” sobretudo em Varsóvia.

Fonte: Jornal da Madeira - Marco Freitas

Sem comentários: