
Depois da recusa no acréscimo dos apoios por parte do Governo Regional, que levou à interrupção dos voos semanais, e dos resultados inconclusivos da reunião mantida no último dia 23 de Janeiro pela direcção do grupo Ferpinta com o operador, a introdução deste novo destino associado ao Porto Santo, terá sido, para já, a forma encontrada pela I Viaggi di Atlantide para viabilizar a rentabilidade da operação e a continuidade dos voos que mantém com a ilha desde 2005.
Este cenário abre ao mesmo tempo novas expectativas para a ilha a para o operador, que dadas as circunstâncias actuais, e caso se venha a verificar o sucesso do novo formato em que está a operar, poderá formular a sua candidatura ao fundo de novas rotas, de forma a garantir por este meio os apoios essenciais para manutenção da linha todo o ano, com claros benefícios para a economia local.
Mas para já, mesmo envolta em contornos ainda pouco conhecidos, a única certeza existente é que até 30 de Março os voos semanais estão assegurados. Oito milhões em três anos
Durante os últimos três anos, o Operador I Viaggi di Atlantide promoveu a vinda ao Porto Santo de mais de uma centena de agentes anualmente, tendo investido igualmente mais de três milhões e meio de euros na promoção da ilha, através de diversos meios de comunicação tais como, na televisão (RAI), jornais ( La Stampa) e revistas, e junto dos agentes de viagem. Como resultado, esta operação que trouxe mais de 35 mil italianos ao Porto Santo gerou proveitos para os hoteleiros na ordem de 8 milhões de euros.
Ao contrário do que os indícios faziam prever, a reactivação da linha não se deve a qualquer acréscimo de verbas disponibilizadas por parte da Região. Segundo adiantou ao Diário Kátia Carvalho, directora executiva da Associação de Promoção da Madeira, a linha de apoios dados pela Região não sofreram qualquer alteração e mantêm-se como previsto. Ou seja, como comunicado ao operador, a AP-Madeira, por via da interrupção da ligação colocou em stand by as verbas destinadas ao apoio promocional da operação referentes a 2009, pelo que, agora retomada, a I Viaggi di Atlantide para garantir os 50 ml euros disponíveis para o efeito, terá de apresentar um plano de marketing com várias acções de promoção do destino e do voo, no mercado italiano, que carecerão da aprovação prévia, da AP-Madeira.
Fonte: Diário de Notícias (Júlio Rodrigues)
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