
Trata-se de uma situação que já era esperada, tendo em conta a situação de crise económica internacional, que afecta alguns dos mercados mais importantes para o turismo madeirense, como são os casos dos mercados britânico e alemão.
Quebra de 7,8%
Deste modo, os dados relativos ao tráfego no Aeroporto da Madeira no primeiro mês deste ano revelam uma quebra de 7,8% no número de passageiros face ao mês de Janeiro de 2008. Assim, em Janeiro passaram por este aeroporto, entre chegadas e partidas, um total de 161.284 passageiros.
Face ao mesmo mês do ano passado o nosso aeroporto perde 13.670 passageiros.
O movimento de aeronaves também registou uma quebra de 3% face ao mês homólogo de 2008.
Analisando os dados quanto aos países de origem dos passageiros, fácil é notar que a maioria regista uma quebra no número de passageiros, sendo de realçar os casos do Reino Unido, Alemanha, países escandinavos, Espanha e Irlanda.
Apenas a subida algo significativa dos passageiros com origem em Portugal (+ 5,2%) permitiu minorar uma quebra mais acentuada.
Todavia é de realçar o caso do Reino Unido, pois, feitas as contas, há a registar quase menos 10 mil passageiros provenientes deste país face a Janeiro de 2008, resultante de uma quebra de 21,9%. Há que destacar também os casos da Dinamarca (- 51,3%), da Suécia (- 40,1%), da Espanha (- 37,1%) e da Irlanda (- 82,2%).
Do lado das subidas, para além dos passageiros com origem em Portugal, há que acentuar os casos da Finlândia (+ 7,2%), da Polónia (+ 9,4%), da Noruega (+ 947,5%), da Bélgica (+ 36%) e da Suíça (+ 19,1%).
TAP mantém liderança
Quanto ao tráfego comercial por operador, a TAP continua a liderar a quota no Aeroporto da Madeira, apesar de ter registado uma quebra de 11,2% no número de passageiros transportados em Janeiro.
O grande salto é dado pela easyJet, que registou um crescimento de 133,6% no número de passageiros, fruto do facto de estar agora a operar na linha Funchal-Lisboa-Funchal, com a companhia britânica a ocupar agora a 2.ª posição.
Na 3.ª lugar surge a Sata, que registou um decréscimo de 2,4%, e nas duas posições seguintes a Air Berlim (+ 15,1%) e a Thomson (+ 122,8%).
Porto Santo
Relativamento ao tráfego no Aeroporto do Porto Santo, os dados disponibilizados pela ANAM no seu “site” revelam uma quebra de 9% no número de passageiros em Janeiro face a igual mês de 2008. O movimento de aeronaves também registou uma quebra de 5,3%.
Fonte: Jornal da Madeira (Augusto Soares"
Sem comentários:
Enviar um comentário