quinta-feira, 5 de março de 2009

Portugal é 17º destino mais competitivo do mundo

Portugal está pelo segundo ano consecutivo no top 20 dos destinos mais competitivos do mundo para a atracção de investimento nos sectores do Turismo e Viagens.
A conclusão consta do relatório “The Travel and Tourism Competitiveness 2009”, quarta-feira divulgado pelo Fórum Económico Mundial, que destaca entre os pontos positivos a prioridade dada pelo Governo ao sector do Turismo e a facilidade de criação de empresas.
Outras das principais vantagens competitivas apontadas a Portugal são a hospitalidade dos portugueses, o número de locais e monumentos classificados como Património Mundial, a oferta de estádios desportivos e a capacidade de realização de feiras e eventos internacionais.
Destacam-se ainda pela positiva as infra-estruturas, como as vias de comunicação rodoviárias e a cobertura da rede móvel de telecomunicações, além da facilidade na contratação de mão-de-obra estrangeira e da presença das maiores companhias de aluguer de automóveis.
A lista volta a ser liderada pela Suíça e pela Áustria, seguidas pela Alemanha e pela França. O relatório analisou 14 factores de competitividade em 133 países, como o capital humano, o ambiente político, a segurança, as infra-estruturas e os recursos naturais e culturais.
Apesar de recuar duas posições relativamente à tabela de 2008 (ano em que subiu sete lugares),  Portugal mantém-se no top 20 dos Destinos Turísticos Mais Competitivos, onde ocupa agora o 17º lugar, e também no top 20 dos Destinos mundiais mais procurados (18º lugar).

Sem comentários: