quarta-feira, 22 de abril de 2009

Galileo lança viagens amigas do ambiente

Imagine-se o seguinte cenário: o futuro viajante – ou empresa – chega ao balcão de uma agência de viagem e, no momento da escolha do itinerário, pode optar pelo percurso mais amigo do ambiente, ou seja, com menos emissão de dióxido de carbono, seja de avião, de carro ou de comboio.

Pois bem, a partir de agora essa possibilidade existe através do Carbon Tracker, uma ferramenta métrica desenvolvida pela Galileo by Travelport, única no mundo, que mede a pegada ecológica deixada por cada um dos viajantes e que pode ser instalada não apenas nos agentes de viagem, como também nos diversos parceiros que operam com a multinacional Travelport, presente em Portugal através da Galileo.

Dada a crescente preocupação ambiental, e tendo em conta que o sector do Turismo contribui com cerca de seis por cento das emissões de carbono, “o Carbon Tracker permite finalmente que as agências e empresas contribuam para uma política ambiental responsável, optando por viagens sustentáveis”, sublinha António Loureiro, director-geral da Galileo Portugal e da Galileo Brasil.

Na prática, o que o Carbon Tracker proporciona é o cálculo das emissões de CO2, pelo que o passageiro/empresa tem a possibilidade de escolher o percurso e o meio mais ecológico. Os resultados podem depois ser enviados para o e-mail dos viajantes ou organizações apostadas em desenvolver políticas ambientais, que também recebem o comparativo das emissões de dióxido de carbono entre uma viagem de avião, uma viagem de carro ou de comboio. Deste modo, o viajante ou a empresa podem seleccionar o meio mais “verde” e mais económico.

Sem comentários: