terça-feira, 14 de abril de 2009

Porto Santo vaim ter termas

A Câmara Municipal do Porto Santo aprovou recentemente um projecto para a construção das Termas da Fontinha, cujo investimento pode ainda avançar este ano.
Segundo o presidente da autarquia, Roberto Silva, a câmara já aprovou todo o projecto, que prevê além da recuperação da antiga fábrica das águas, uma série de moradias vocacionadas para o tratamento termal com recurso às águas minero-medicinais do Porto Santo.
«O projecto já foi aprovado pela câmara e está agora na mão do promotor para a sua concretização», afiançou Roberto Silva, reconhecendo que o Porto Santo está a dar passos largos na concretização de um objectivo há muito delineado, ou seja, potenciar as vantagens mediciais da ilha na captação de novos nichos de turismo.
O projecto das Termas da Fontinha contempla a recuperação da antiga fábrica da água e a construção de termas, incluídas num investimento imobiliário, previsto para um terreno situado atrás da unidade fabril que está desactivada desde a década de 80.
Fonte conhecedora do projecto referiu ao Jornal da Madeira que depois de recuperada a fábrica pode vir a proceder ao engarrafamento da água mineral do Porto Santo, que chegou a ser premiada internacionalmente com a medalha de ouro em 1918, no Brasil. As primeiras análises foram realizadas a 7 de Janeiro de 1893, em Paris, cujo resultado referiu que se tratavam de águas bicarbonatadas, cloretadas e sulfatadas sódicas, aconselháveis, portanto, para o tratamento de doenças de pele e do aparelho digestivo.
Roberto Silva revelou ao JM que o projecto para a construção do imóvel do Sindicato dos Quadros Bancários e que prevê uma clínica foi já aprovado pela autarquia.

Instância de saúde natural

Estudos cientificos realizados nos últimos anos demonstram que é possível aproveitar as potencialidades climáticas e naturais do Porto Santo, para novos nichos de mercado turístico.
A ideia não é nova, mas ganha mais consistência quando estão na forja novos investimentos que colocam o Porto Santo como uma instãncia de saúde natural.
Além da talassoterapia, em funcionamento há vários anos, e do tratamento com areias no Hotel do Porto Santo, única no mundo, estão na forja novos investimentos: as Termas da Fontinha e de uma clínica de fisioterapia para atletas de alta competição, incluído no projecto turístico de Cristiano Ronaldo.
A tese, apresentada recentemente no Congresso Internacional de Turismo, que decorreu no Funchal, aponta para uma aposta séria no segmento de saúde, aproveitando ainda todas as infra-estruturas desportivas construídas nos últimos anos na ilha.

in Jornal da Madeira (Miguel Fernandes)

Sem comentários: