terça-feira, 21 de abril de 2009

Solar da Bica entra na rede Casas no Campo

A Casas no Campo, a mais recente rede criada pela Turihab para fomentar o turismo activo e de natureza, aumentou a sua carteira com a integração de mais quatro unidades, uma delas na Madeira, marcando a entrada da rede na região autónoma e as restantes na Serra de Candeeiros.
O Solar da Bica localiza-se no concelho de São Vicente, na Madeira, em ambiente sossegado, em pleno centro da maior mancha de floresta Laurissilva, considerada pela UNESCO como Património Natural da Humanidade.
O solar tem 13 quartos, três dos quais na casa mãe, uma casa de arquitectura tradicional madeirense, e dez numa nova ala do empreendimento (casa principal), equipados de acordo com mais elevados padrões de conforto, diz um comunicado da Turihab.
O local é propício para passeios a pé ou de carro, em contacto directo com a natureza, e desfrutar das paisagens, ao mesmo tempo podem conhecer-se locais que, no passado, foram importantes pólos de extracção de recursos minerais, como é o caso das minas de calcário e forno de cal existentes a cerca de um quilómetro do Solar da Bica.
A Casa da Al-deia, Casa do Moleiro e Moinho da Senta são as três novas integrações na região do Oeste, situadas no Sítio da Senta, “a mais pequena aldeia do Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros”, diz a nota.
A Casa da Al-deia é um “tributo” à memória da presença dos Mouros na região, sendo constituída por quatro quartos, uma cozinha espaçosa, uma sala ampla e um alpendre em toda a sua extensão que se debruça sobre a piscina e o jardim.

A Casa do Moleiro fica a dois quilómetros de Rio Maior e foi reconstruída sobre as ruínas da habitação de um moleiro, utilizando essencialmente materiais próprios da região.
A casa tem dois quartos duplos, uma sala com lareira e uma varanda com vista sobre o vale. Além dos passeios pela serra, vale a pena conhecer a dois quilómetros dali, a Marinhas de Sal, umas salinas que são consideradas o ex-libris da região.
A terceira unidade na serra é um moinho no qual foi criado um espaço acolhedor com uma sala de estar com lareira, no piso térreo, um quarto de casal no piso intermédio e uma zona de estar no piso do capelo. Perto dali a alguns metros, encaixado na rocha de Serra, encontra-se uma cozinha.
Com a integração destas unidades, a rede Casas no Campo aumenta a sua oferta para 31 unidades de Turismo no Espaço Rural (Agroturismo e Casas de Campo) em “que se destaca a privacidade e a independência dos alojamentos e da envolvente”, finaliza a nota.

in Presstur

Sem comentários: