quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gripe suína: WTTC desaconselha restrições às viagens

A WTTC está a monitorizar os efeitos da gripe suína no sector do Turismo, em conjunto, e em benefício, com os seus membros, estando em permanente contacto com a Organização Mundial de Saúde, que está a coordenar a resposta global à ameaça de pandemia.
Segundo Jean-Claude Baumgarten, presidente e CEO da World Travel & Tourism Council, a organização está consciente dos “grandes impactos que as pandemias têm no sector das Viagens e Turismo”, e sublinha que “apesar da evolução da situação, a OMT não aconselha restrições às viagens, nem o fecho de fronteiras”. Mas considera prudente que as pessoas já infectadas adiem as suas viagens internacionais e procurem tratar-se antes.
A WTTC sustenta ainda que “o nível de preparação para uma pandemia é muito maior do que as pessoas imaginam”, e que “os mecanismos foram desencadeados desde a gripe das aves”.
A incerteza económica em que vivemos já havia diminuído a procura de viagens em todo o mundo. E a gripe suína agora veio agravar os problemas, sobretudo numa altura em que começavam a surgir os primeiros sinais de estabilização.
Embora ninguém saiba ao certo as implicações de uma potencial pandemia, um estudo comissionado pela WTTC, depois do aparecimento da SARS, em conjunto com a Oxford Economics sugere que o impacto pode ser “severo e prolongado”.


in Publituris (Fátima Valente)

Sem comentários: