terça-feira, 7 de abril de 2009

Sata aguarda bons resultados

A companhia aérea açoriana SATA considera que este ano a evolução do tráfego será marcada “por forte incerteza”, mas prevê “resultado operacional marginalmente positivo, todavia, extremamente dependente da evolução dos índices de tráfego e da evolução do preço do combustível e do câmbio euro-dólar”.
“A evolução do tráfego será, pois, a principal condicionante da performance económico-financeira do Grupo SATA em 2009 (tal como plasmado em sede de definição de orçamento 2009)”, refere o grupo no comunicado da apresentação dos resultados.
Este ano, o Grupo SATA vai introduzir alterações na malha aérea “com cancelamentos cirúrgicos de rotas e frequências deficitárias, bem como o lançamento de novas rotas e o reforço de frequências para mercados mais dinâmicos”, reforçar, a partir do segundo trimestres, as parcerias de code-share com companhias “de referência mundial”, e continuar a “inovar em matéria tarifária, em particular, através da gestão pró-activa de tarifas DISCOUNT”.
O grupo vai continuar a apostar em serviços ligados ao transporte aéreo, com vista a gerar receitas complementares, e ainda durante este ano, a empresa prevê implementar “um projecto de Revenue Management, a partir da plataforma informática PROS v 6.0, o que permitirá optimizar a receita”.
Em 2008, o Grupo SATA, composto pelas empresas SATA SGPS, SATA Air Açores, SATA Internacional, SATA Express, Azores Express e SATA Gestão de Aeródromos, perdas de 2,987 milhões de euros, enquanto os proveitos totais ascenderam a 252,682 milhões de euros.
“Os resultados operacionais do Grupo SATA foram afectados, sobremaneira, pelo aumento dos custos de combustível verificados em ambas transportadoras, em particular, na SATA Internacional”, refere o grupo em comunicado.
Os custos operacionais da SATA Internacional relacionados com o combustível, aumentaram, face a 2007, cerca de 18 milhões de euros.
No últimos trimestre de 2008, o Grupo SATA, transportou 1,5 milhões de passageiros, menos 17 mil que em 2007, com um load-factor de 73% na SATA Internacional e de 63% na SATA Açores, indicadores semelhantes aos verificados em 2007.
“O valor dos subsídios recebidos pela SATA Internacional nas rotas da Rede Regular Doméstica (Lisboa – Ponta Delgada, Porto – Ponta Delgada, Funchal – Ponta Delgada, Lisboa – Santa Maria, Lisboa – Terceira, Porto – Terceira e Lisboa – Horta), em função dos passageiros residentes e estudantes dos Açores transportados, foi de 6.821 milhões de euros, o que representa 3,3% do total da facturação da SATA Internacional ou 11 euros por lugar dos mais de 600.000 lugares oferecidos nestas rotas, em 2008”.

in Presstur

Sem comentários: