domingo, 19 de abril de 2009

Madeira será cada vez mais destino de excelência

O presidente do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo realçou sexta-feira que a Região está muito bem posicionada a nível nacional no sector, prevendo que, até 2020, será cada vez mais um destino de excelência. Jorge Costa falava aos jornalistas antes do encerramento do “Master of Business Administrational (MBA)” em Turismo, que decorreu durante um ano e que procurou antever as principais oportunidades, ameaças e estratégias da Madeira em termos turísticos entre os anos 2015 e 2020, em áreas como o transporte aéreo, animação, turismo de cruzeiros, promoção do destino e alojamento.
O responsável considerou que, «se o turismo madeirense foi um sucesso nos últimos 40 anos, até 2020 – e de uma maneira mais precisa e objectiva em termos de explorar o que são os novos perfis do turista -, será cada vez mais um destino de excelência».
As principais conclusões do MBA, promovido pela Ordem dos Economistas na Madeira junto de 25 profissionais do Turismo, referem que «a Madeira está nos pontos elevados acima do que é o turismo nacional.Estamos perante uma crise mundial que nos leva a repensar modelos e estratégias e cremos que uma estratégia de segmentação específica poderá ajudar a encontrar novos nichos de mercado”, disse Jorge Costa.
Há todo um conjunto de características que serão oportunidades «interessantes para um novo modelo de desenvolvimento turístico que terá, forçosamente de acontecer a nível internacional». A Madeire reúne condições «muito boas para que esse modelo seja rapidamente implementado e que, segundo a nossa análise, decorre até da estratégia da Secretaria Regional».
Já Conceição Estudante divulgou que ideias inseridas no MBA deverão merecer a atenção da Secretaria que tutela, nomeadamente em termos do enriquecimento dos produtos, novas formas de apresentação e novos produtos. «Há coisas interessantes”, enalteceu a responsável.

in Jornal da Madeira (Paula Abreu)

Sem comentários: