terça-feira, 28 de abril de 2009

Qualidade: S.S.S.

Neste caso, S.S.S. não tem nada a ver com alguns 3 S que são de todos nós conhecidos. Bem pelo contrário. Na conjuntura actual, e para sermos “diferentes” temos d apostar, mais do que nunca, na qualidade, e sobretudo na qualidade dos nossos “Recursos Humanos”
Um deste dias li um artigo numa revista da minha especialidade, ou seja, o segmento de Mercado de Congressos e Incentivos, cujo título era Pensando Positivo. Pela minha parte, sou 100% positiva, e é desta forma que penso que todos temos de encarar a vida, mesmo nos momentos mais difíceis. Lembrei-me dum artigo que há alguns anos, quando trabalhava na Sheraton, passe a publicidade, nos foi distribuído por uma querida amiga, que é Directora de algumas unidades do Grupo Pestana, e que se chamava: O valor de um Sorriso (obrigada Rita Vasconcelos, pois este sorriso só poderia vir de alguém que o tem permanentemente). Não sei quem o escreveu, pois não está assinado. Sei que o tenho na parede do escritório que me está atribuído, e leio-o muitas vezes. Abaixo, poderão ler parte do seu conteúdo.
Pois S.S.S., e, para nos diferenciarmos da concorrência, que é feroz, nesta caso, significa:

1º S: SORRISO: “não custa nada, mas cria muito; enriquece os que recebem, sem empobrecer os que dão; dura apenas um segundo, mas, muitas vezes, a memória guarda-o para sempre; não pode ser comprado, mendigado, emprestado ou roubado, pois não é artigo de valor para ninguém, senão quando oferecido naturalmente. Por fim, não te esqueças de sorrir, pois ninguém necessita mais dum sorriso, do que aqueles que nada têm para dar”.

2º S: SERVIÇO: o cliente tem sempre razão. Foi uma norma que aprendi como Directora Hoteleira, e, que, devido à abundância dos últimos anos, andou esquecido. O cliente batia-nos à porta como por magia. Na actual conjuntura, as coisas mudaram completamente: se queremos que o cliente volte, nos recomende aos amigos, conhecidos, etc, é imperativo dar “SERVIÇO”.

3º S: SATISFAÇÃO: Com o SERVIÇO vem, logicamente, a satisfação. Na nossa actividade, a satisfação dos clientes deverá ser a nossa satisfação. Esta relação é a nossa sobrevivência. Cliente satisfeito é cliente que volta, e nos recomenda. Mais do que nunca, é preciso não nos esquecermos disto.

Tenho a certeza que se tivermos sempre em mente estes S.S.S., a Madeira caminhará a passos largos para ser conhecida como aquele destino que todos queremos, e, que se poderá diferenciar, aí sim, de todos os outros: um destino onde impera a QUALIDADE.

Maria da Graça Luís

in Jornal da Madeira

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