domingo, 19 de abril de 2009

A Secretaria Regional de Educação e Cultura, através da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), antecipou as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril) com a inauguração da exposição “Turismo Cultural – Roteiros”, ontem no edifício da Reitoria da Universidade da Madeira.
Francisco Fernandes, que presidiu à inauguração da mostra, realçou a importância dos roteiros turístico-culturais - lançados os primeiros seis de um conjunto de dez guias - como importantes instrumentos de exploração/divulgação dos bens culturais da cidade do Funchal.
«Criar uma maior apetência para os residentes e apoiar os visitantes nos percursos pedestres dentro da cidade» é o objectivo destes roteiros, apresentados em português e inglês e desenvolvidos no âmbito do projecto “CULTURREG - Dinamização do Turismo Cultural”, integrado no programa comunitário INTERREG III B.
Numa primeira fase, disse o governante, os roteiros são gratuitos, mas futuramente poderão não o ser. Os guias estão disponíveis nos principais postos de Turismo, DRAC e na Câmara Municipal do Funchal).
Com o objectivo de mostrar tanto os edifícios históricos com importância história como o património móvel da capital madeirense, os itinerários propostos pela Direcção de Serviços do património Cultural da DRAC apresentam-se organizados pelas seguintes temáticas: Urbanismo, Festividades, Jardins e Turismo.
Também para a DRAC, «é de primordial importância envolver os residentes neste programa, dar-lhes acesso ao conhecimento do património da cidade e, por via disso, consciencializá-los para a sua valorização, preservação e divulgação. Com a aplicação destes produtos de informação cultural, pretendemos transformar os recursos patrimoniais em recursos com potencial turístico, fotalecendo desta maneira um nicho do mercado com grande potencial entre nós - o Turismo Cultural».
Refira-se que o projecto CULTURREGE envolve as três regiões da Macarronésia (Madeira, Açores e Canárias).
A exposição “Turismo Cultural - Roteiros” ficará patente ao público na Sala de Exposições da Reitoria da Universidade da Madeira (ex-Colégio dos Jesuítas, na Rua do Castanheiro, Funchal) até 20 de Maio.

in Jornal da Madeira (Odília Gouveia)

Sem comentários: