sexta-feira, 17 de abril de 2009

Turismo no Porto Santo cresce 20 por cento em 2009

Roberto Silva diz que o turismo no Porto Santo tem crescido entre «15 a 20% nos cinco a seis anos anos» e o mesmo deverá acontecer em 2009, apesar da actual crise económico-financeira.
«Pomos 15% a 20% para não estar a exagerar, mas é à volta disto, de certeza», garantiu o presidente da câmara local, em declarações ao Jornal da Madeira.
A performance da taxa de crescimento resulta essencialmente do interesse do turista português por esta ilha.
«Há uma grande curiosidade e procura pelo Porto Santo ao nível nacional», confirma o edil.
Estando os tradicionais destinos longos, como o Brasil e Cuba, a serem «abandonados» pelos portugueses, o turista nacional prefere, neste momento, «um destino de praia e sol o mais perto possível de Portugal continental», diz.
E aí o Porto Santo é muito competitivo, dado que tem o factor proximidade a jogar a seu favor.
Segundo Roberto Silva, a ilha beneficia também da boa fama que os visitantes levam quando regressam a casa. Além disso, acrescenta, quem a visita volta sempre.
Muitos turistas recorrem ao transporte aéreo para chegarem ao Porto Santo, mas o maior fluxo de pessoas ocorre via marítima.
Tal como sublinhou o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, o navio Lobo Marinho «tem batido recordes todos os anos» em termos de transporte de passageiros, quer no período de Verão, quer na época baixa.
A aposta nas promoções e “escapadinhas temáticas” têm trazido efeitos positivos para os resultados da companhia do grupo Sousa, particularmente importantes nas épocas baixas.
Os inúmeros eventos que ocorrem na ilha – em Março houve praticamente um todas as semanas – contribuem também para uma afluência de pessoas fora da enchente dos meses de Verão.
Apesar do autarca dizer que a aposta no turismo de congressos é «fundamental» para a ilha dourada, reconhece que «este é um mercado que não está a ser explorado» convenientemente. O Centro de Congressos já tem meia-dúzia de anos, mas nele ocorreram apenas «alguns congressos», lamenta.
Para dinamizar este nicho de mercado é «preciso ir com as pessoas certas», diz o edil, referindo-se às duas empresas que “controlam” este sector no país.
«Temos de ir ao encontro da pessoa certa para trazer os congressos para o Porto Santo», aponta Roberto Silva, que admite que ao se colocar esta questão nasce necessariamente outra, a dos transportes.

Transportadora adapta-se às necessidades

As ligações aéreas ainda continuam a representar um “calcanhar de Aquiles” para este incipiente destino turístico, dado o baixo número de voos, mas a entrada na ligação entre a Madeira e o Porto Santo de um novo avião da SATA, mais pequeno mas com maior capacidade de carga, é mais um passo em frente no caminho que a ilha quer trilhar.

Edil satisfeito com a SATA

Roberto Silva aplaude o trabalho da SATA no Porto Santo e agradece ao presidente da companhia açoriana de capitais públicos a atenção que tem tido face aos pedidos da Câmara Municipal e do Governo Regional. Neste sentido, a SATA já disponibiliza mais um voo «em alguns dias da semana».
«Esta nova administração (presidida por António Gomes de Menezes) tem sido sensível», diz.

in Jornal da Madeira (Alberto Pita)

Sem comentários: