quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mundovip com três voos para Tenerife no Verão

Nos meses de Julho, Agosto e Setembro, o Mundovip, através da Sata, vai disponibilizar três voos directos da Madeira para Tenerife, nas Canárias, (às segundas, quartas e sextas-feiras) sendo dois para o Sul e um para Norte. Nesta operação serão utilizados aviões de 64 lugares e um de 165, num total de cerca de 250 lugares por semana. Isto mesmo foi revelado por Luciano Jardim, director do MundoVip, no decorrer de uma viagem que os responsáveis pelo turismo de Tenerife prepararam para um grupo de jornalistas da imprensa escrita da Madeira, destinada a promover o destino.
«Este ano, fizemos um acordo quase de exclusividade com a Sata. Isto porque a companhia tem um avião pequeno baseado na Madeira, que é o ATP, e tem também o A320, que é um avião de 165 lugares». Mas, a decisão, segundo Luciano Jardim, tem em conta outras questões. «A viagem começa no Funchal, sendo que o avião sai às 10 da manhã, regressando à uma da tarde». Algo que não acontecia com a Binter Canárias que, como referiu, iniciava a viagem nas Canárias. «Ou seja, chegava ao Funchal às 10 da manhã e partia às 15 horas. Desta forma, o cliente perdia praticamente o dia da partida e o dia da chegada. Neste caso concreto, com a Sata, o cliente tem os oitos dias de férias na íntegra», explicou.
Luciano Jardim aproveitou a oportunidade para lamentar as atitudes da Binter nos últimos tempos, que tem prejudicado a ida de canarianos à Madeira.«Há uns anos atrás, a procura era muito superior ao dia de hoje. Isso deve-se ao facto de a Binter, de há um ano a esta parte, ter começado uma nova política de preços. Um bilhete de avião para a Madeira ronda os 250 euros, o que limita logo à partida. Por isso vamos lançar uma grande campanha com a Sata e voltar novamente aos charters», frisou o mesmo responsável.

in Jornal da Madeira (Celso Gomes)

Gripe suína: WTTC desaconselha restrições às viagens

A WTTC está a monitorizar os efeitos da gripe suína no sector do Turismo, em conjunto, e em benefício, com os seus membros, estando em permanente contacto com a Organização Mundial de Saúde, que está a coordenar a resposta global à ameaça de pandemia.
Segundo Jean-Claude Baumgarten, presidente e CEO da World Travel & Tourism Council, a organização está consciente dos “grandes impactos que as pandemias têm no sector das Viagens e Turismo”, e sublinha que “apesar da evolução da situação, a OMT não aconselha restrições às viagens, nem o fecho de fronteiras”. Mas considera prudente que as pessoas já infectadas adiem as suas viagens internacionais e procurem tratar-se antes.
A WTTC sustenta ainda que “o nível de preparação para uma pandemia é muito maior do que as pessoas imaginam”, e que “os mecanismos foram desencadeados desde a gripe das aves”.
A incerteza económica em que vivemos já havia diminuído a procura de viagens em todo o mundo. E a gripe suína agora veio agravar os problemas, sobretudo numa altura em que começavam a surgir os primeiros sinais de estabilização.
Embora ninguém saiba ao certo as implicações de uma potencial pandemia, um estudo comissionado pela WTTC, depois do aparecimento da SARS, em conjunto com a Oxford Economics sugere que o impacto pode ser “severo e prolongado”.


in Publituris (Fátima Valente)

Roadshow Mundovip mostra propostas no Funchal

O Mundovip continua a correr o país e termina hoje o seu roadshow no Tivoli Madeira, após ter reunido quarta-feira na Tapada da Ajuda, em Lisboa mais de 500 agentes de viagem, dos quais 435 ficaram para jantar.
O primeiro evento decorreu no Porto “ultrapassando claramente as expectativas” e contando com “600 participantes”, conforme adiantou ao publituris.pt, Rogério Cardoso, responsável de marketing do operador.
Seguiu-se Coimbra com 230 agentes e ontem Lisboa, pelo que Cardoso faz um balanço positivo.
“Esta é a prova de que a força do Mundovip continua interessante perante os agentes, de que o conceito adoptado funcionou, de que temos produto interessante e bons parceiros a trabalhar connosco”, adiantou o mesmo.
Por seu turno, Pedro Costa Ferreira reafirma o sucesso do evento, referindo que “por mais altas que fossem as expectativas, a situação macro-económica podia reflectir os seus efeitos. Ainda assim, conseguiu-se superá-las e isso deve-se a vários motivos: o conceito adoptado, a disponibilidade dos parceiros (mais de 50) - o que é assinalável; e a afluência do público”.
A finalizar o responsável afirma ainda que o feedback dos parceiros é de que este é dos melhores roadshows de sempre e que vale a pena continuar a integrá-lo”.
Para hoje no Funchal as confirmações indicam que as presenças estarão em linha com o ano anterior, ficando na casa das 200 a 200 e poucas pessoas.
Com estes números, o Mundovip espera contabilizar um total de 1500 agentes no total do roadshow.

in Publituris (Liliana Cunha)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Conferência do Turismo traz grande especialista internacional

A lista do programa da III Conferência Anual do Turismo está completa com a integração de John Grant, managing director da ASM Global, uma empresa internacional especializada no desenvolvimento de rotas aéreas.
Desta forma, a Delegação Regional da Ordem dos Economistas na Madeira, que organiza o evento, mantém a internacionalização da conferência e, em seu enetnder, reflecte o elevado interesse que o evento vai ganhando ao longo das duas primeiras edições.
O conjunto de oradores que aceitaram estar na Madeira no próximo dia 8 de Maio constitui um grupo de referência internacional o que, no entender dos economistas, garante uma visibilidade importante do destino Madeira.

A Ordem refere ainda que o envolvimento da ANAM – Aeroportos e Navegação da Madeira S.A., como patrocinadora desta edição, foi determinante para a confirmação da presença de John Grant, uma vez que a empresa ASM Global é sua parceira de negócio. "Facto relevado e apontado como bom exemplo da colaboração que é sempre necessária a este tipo de eventos, tanto mais quando ocorrem em regiões como a nossa, caracterizada pela sua dimensão e insularidade”, sublinha a Ordem.
A III Conferência Anual do Turismo está marcada para a sexta-feira da próxima semana no Centro de Congressos da Madeira, junto ao Pestana Casino Park hotel.

Os conferencistas

Recorde-se que a conferência traz à Madeira grandes nomes nacionais ligados ao sector do transporte aéreo. Fernando Pinto, presidente da TAP, assume as funções de Keynote Speaker, ficando encarregue de promover uma comunicação de enquadramento a nível mundial da realidade actual e das perspectivas futuras do sector.
O presidente da SATA, António Menezes é também orador de um dos painéis, conjuntamente com Guilhermino Rodrigues, presidente da ANA e da ANAM.

Gavin Eccles, professor universitário e também do MBA em turismo, promovido pela Ordem dos Economistas conjuntamente com o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo; Carlos Paneiro, Director de Vendas da TAP; Vítor Neto, ex-secretário de Estado do Turismo e Poças Esteves, da SaeR, são os outros oradores.

Com o tema "Transporte aéreo", a conferência conta com três painéis dedicados à “Competitividade do Transporte Aéreo da RAM”, às “Perspectivas do Transporte Aéreo” e à “Dinâmica das Novas Rotas”.
Os moderadores dos três painéis, André Barreto, Roberto Santa Clara e Armando Rocha, são profissionais ligados ao turismo, com intervenção directa e prática na temática central desta Conferência. Os comentários estarão entregues a Pereira de Gouveia, ex-secretário Regional da Economia, com responsabilidade directa da instalação do actual aeroporto da Madeira e João Welsh, delegado da APAVT.
Inscrições

Os interessados em participar na III Conferência Anual do Turismo podem formalizar a respectiva inscrição junto da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas, à Rua da Carreira, n.º 65, 3º andar, letra “O”, durante o período normal de funcionamento, mediante o pagamento de 20,00€ para os membros da Ordem dos Economistas e 30,00€ para não membros da OE. Estes valores não incluem o almoço que custará, adicionalmente, 32€.
Ao abrigo dos protocolos de colaboração celebrados com as instituições de ensino serão conferidas condições específicas aos respectivos alunos.

João Welsh: Liberalização não respeita continuidade territorial

A presença da easyJet na rota entre o Funchal e o continente português é positiva mas só será uma estratégia eficaz se houver garantias de ser de longo prazo, considerou João Welsh, delegado na Madeira da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).
João Welsh disse "ainda ser desconhecido se a easyJet recebe ou não apoios públicos".
"Atendendo ao que se passa em Espanha em relação às companhias low-cost [baixo custo] que recebem apoios estatais, fica a dúvida de saber se a companhia se manterá na rota caso deixe de receber essas eventuais ajudas", acrescentou o responsável em declarações à agência Lusa.
Para João Welsh, caso a EasyJet tenha apostado na linha da Madeira porque recebe apoios, "essa seria uma política de curto prazo" e seria apenas "uma estratégia de promoção de rotas e não de um destino turístico na perspectiva de uma consolidação a longo prazo".
Contactado pela agência Lusa, o responsável pela Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira (ANAM), Duarte Ferreira, adiantou que "as companhias aéreas não recebem no contexto da liberalização apoios, visto que estes são apenas atribuídos aos passageiros".
Os residentes no arquipélago da Madeira que efectuem viagem entre a região e o continente recebem um subsídio de mobilidade de 60 euros (30 euros em cada sentido).

João Welsh, que fez um balanço positivo dos seis meses da ligação da easyJet entre a Madeira e o continente, salientou a importância para o turismo madeirense da entrada da companhia aérea de baixo-custo, ao permitir uma "alternativa de voos para os residentes e fazer aumentar os fluxos turísticos para a Madeira".
O delegado na Madeira da APAVT criticou no entanto que a liberalização das ligações aéreas para a Madeira, que começou há cerca de um ano, não ter sido complemente "respeitado o princípio constitucional da continuidade territorial através do estabelecimento de um "tecto" nas tarifas para residentes", para evitar que em épocas altas, como no Verão ou no Natal, os residentes tenham que pagar 500 a 600 euros para se deslocar ao continente.
A 27 de Outubro de 2008, a EasyJet começou a efectuar voos domésticos entre a Madeira e os aeroportos do continente, sendo a primeira companhia de baixo-custo a beneficiar do regime de "céu aberto" em vigor desde Abril do ano passado, que liberalizou as ligações aéreas nesta rota.

in Lusa

Petróleo e conjuntura escondem ganho da companhia TAP

A TAP fechou 2008 com um resultado líquido negativo de 209 milhões de euros, que se traduzem numa acentuada descida em relação ao anterior, quando tinha alcançado uns positivos 54 milhões de euros. Feitas as contas, a companhia de bandeira nacional registou um resultado líquido inferior em 263 milhões de euros, comparativamente a 2007.
Razões desta quebra? Fernando Pinto, presidente da transportadora apontou ontem basicamente duas: o aumento acentuado do combustível e o efeito da redução do mercado.
Em relação ao primeiro, a TAP gastou em 2008 703 milhões de euros, que representarm mais 282 milhões de euros sobre os 421 milhões de euros de 2007. Deste montante, 62 milhões representam um aumento no consumo dos aviões e 220 milhões de euros deveram-se ao aumento do preço.
Quanto ao segundo item apontado para o agravamento das contas, Fernando Pinto refer que, em condições normais, a companhia poderia vender entre +3 a 4 por cento, que representariam mais 55 a 75 milhões de euros.
Desta forma, embora os resultados negativos sejam reais, independentemente da sua origem, se fizermos as contas, ainda que apenas por curiosidade, verificamos que se adicionarmos os 220 milhões de euros que traduzem o aumento de então do petróleo assim como o mínimo de 3% (55 milhões de euros) como efeito da retracção do mercado, verificamos que, ao subtrairmos com o total de 275 milhões de euros o resultado líquido de -263 milhões de euros verificado em 2008, a transportadora passaria para o outro lado da barreira e apresentava 12 milhões de euros positivos.
No fundo, se observarmos os resultados, em detalhe, verificamos que os números negativos poderão esconder boas perfomances num período conturbado da economia nacional e internacional.
Assim, os proveitos operacionais revelam um aumento de 245 milhões de euros. Passam de 1.916 milhões de euros em 2007 para 2.161 milhões de euros em 2008.
O mesmo aconteceu com as passagens, que evoluem de 1.597 milhões de euros para 1.816 milhões de euros e igualmente na carga (passa de 99 milhões de euros para 116 milhões de euros) e na manutenção e engenharia, com assistência a terceiros (passa de 128 milhões de euros para 139 milhões de euros).

terça-feira, 28 de abril de 2009

Estudante prevê 70 por cento de ocupação em Maio

A secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, revelou hoje que a taxa de ocupação turística prevista para Maio é de 70 por cento, 14 pontos percentuais acima da verificada em igual mês do ano anterior.
“Uma sondagem elaborada por esta secretaria à situação de reservas já efectuadas para a hotelaria regional apontam para uma taxa de 70 por cento de ocupação já no próximo mês de Maio, taxa essa superior à registada em 2008 no mesmo período que foi cerca de 66 por cento", adiantou Conceição Estudante.
A responsável acrescentou que "nos próximos seis meses as reservas efectuadas apontam taxas de ocupação da ordem dos 50 por cento”, sem contar com as reservas de última hora.
Estes dados foram divulgados pela responsável do turismo regional na interpelação solicitada pelo PS-M na Assembleia Legislativa sobre a situação do turismo na Madeira.
Carlos Pereira, deputado do partido que requereu a interpelação (PS-M), indicou que em Janeiro e Fevereiro deste ano a entrada de hóspedes desceu 11,9 por cento e 15,3 por cento respectivamente; as dormidas menos 10,6 por cento e 28,1 por cento respectivamente, os proveitos totais menos 14,7 por cento (menos 2,8 milhões de euros) e menos 28,1 por cento (menos 5,8 milhões de euros) e o Rev Par - receita média por quarto disponível - menos 18 por cento (24,11 euros) e menos 28,8 por cento (23,57 euros) respectivamente.
Conceição Estudante salientou que o sector não pode ser avaliado apenas pelos três primeiros meses do ano, dois dos quais são tradicionalmente baixos (Janeiro e Fevereiro), e que os decréscimos verificados dizem respeito às crises nos mercados emissores designadamente Reino Unido e Alemanha.
A secretária regional do Turismo referiu haver sinais da retoma turística da Madeira, mas admitiu que “o ano poderá não ser de crescimento turístico para a Região”.
“Os sinais de retoma existem, o ano poderá não ser, todavia, de crescimento mas nem todos os anos são de crescimento num sector que ao longo dos tempos já enfrentou situações desfavoráveis e soube ultrapassar”, disse.
“Efectivamente no primeiro trimestre de 2009, ainda que numa situação económica estável os dois primeiros meses do ano sejam sempre os mais fracos do ano turístico, a conjuntura internacional em nada foi favorável ao sector turístico regional”, reconheceu.

in Lusa (Emanuel Correia)

Grupo TAP com prejuízos de 285 milhões de euros

A TAP encerrou o ano de 2008 com um prejuízo de 285 milhões de euros, anunciou hoje o presidente-executivo da companhia aérea, Fernando Pinto, em conferência de imprensa.
Os resultados de 2008 do grupo TAP incluem pela primeira vez a consolidação dos resultados da empresa de assistência em terra aos aviões ('handling'), Groundforce, e da empresa de manutenção e engenharia da TAP no Brasil (ex-VEM).
Durante a conferência de imprensa, o administrador financeiro da TAP, Michael Conolly, explicou que a Groundforce registou um prejuízo de 36 milhões de euros em 2008, enquanto a empresa de manutenção e engenharia do Brasil encerrou o ano com uma perda de 29 milhões de euros.
A Portugália - PGA, companhia aérea detida a 100 por cento pela TAP, registou prejuízos de quatro milhões de euros em 2008.
A estes prejuízos acrescem perdas de 12 milhões de euros em amortizações.
De acordo com Michael Conolly, o factor que mais contribuiu para os prejuízos de 285 milhões de euros registados em 2008 foi o aumento do preço dos combustíveis.
Em 2008, a factura dos combustíveis da TAP aumentou 67 por cento, passando de 421 para 703 milhões de euros.
Os prejuízos de 285 milhões de euros confirmados hoje pela TAP ficam abaixo da perda de 320,6 milhões de euros divulgada na semana passada pelo único accionista da companhia aérea, a Parpública.
O administrador financeiro da TAP explicou que esta diferença se deve ao facto da Parpública ter incluído nas contas de 2008 a compra de acções da Groundforce, uma operação no valor de 31,6 milhões de euros, realizada em Março.
"A Parpública tem um enquadramento diferente do nosso e achou que seria melhor considerar já em 2008 um efeito [aquisição das acções da Groundforce] que vamos ter em 2009", justificou Michael Conolly.
Referindo-se à aquisição da Groundforce, o administrador da TAP salientou que "o investimento feito já foi recuperado" e que "a melhoria registada na operação da TAP supera o que foi gasto na aquisição das acções" da empresa de handling.
O administrador financeiro da companhia aérea disse que a dívida do grupo TAP passou de 1,2 mil milhões de euros em 2007 para 1,5 mil milhões de euros em 2008.
Deste montante, 1.270 milhões de euros são atribuídos à TAP (contra os 1.060 milhões registados em 2007), 144 milhões à PGA e 120 milhões à Manutenção e Engenharia Brasil (ex-VEM).

TAP necessita de ser capitalizada

O presidente-executivo da TAP, Fernando Pinto, afirmou ontem que a empresa vive uma situação em que "a capitalização é cada vez mais necessária", uma matéria que ainda não foi discutida com o Governo.
"Estamos numa situação em que a capitalização é cada vez mais necessária", afirmou Fernando Pinto, durante a conferência de imprensa em que foram apresentados os resultados de 2008 da companhia aérea.
Na ocasião, o presidente-executivo da TAP admitiu que a empresa está "subcapitalizada", salientando que esta situação está a torna-se mais evidente na actual conjuntura económica.
Fernando Pinto disse que a necessidade de capitais próprios foi mais notória no ano passado, tendo impossibilitado a companhia aérea de fazer 'hedging' (compra futura) de combustível.
O presidente da TAP disse que a capitalização ainda não foi discutida com o Governo, mas garantiu que "o que vier a ser feito, será totalmente de acordo com as normas europeias".

Companhia vai manter cortes de voos

A TAP vai manter no segundo semestre o plano de suspensão de voos iniciado este ano, que originou o cancelamento de 2.190 voos no primeiro trimestre, disse hoje o presidente-executivo da companhia aérea.
"Já temos uma redução selectiva da oferta programada para a época pós-Verão", afirmou Fernando Pinto.
"Vamos continuar, em termos pontuais, a fazer ajustes nos voos", acrescentou o presidente-executivo da TAP, referindo que esta medida tem como objectivo ajustar a oferta à queda da procura por parte dos passageiros e reduzir os custos.
Sem adiantar o número de voos que poderá ser suspenso, Fernando Pinto disse que a previsões apontam para que "a redução da oferta que será efectuada durante o primeiro semestre se vá repercutir no segundo semestre".
Nos primeiros três meses do ano, a TAP cancelou 2.190 voos, a maioria para destinos europeus, o que representa 8,5 por cento do total de voos da rede da companhia aérea.
O tráfego de passageiros da TAP caiu 7,1 por cento nos três primeiros meses do ano.
Questionado sobre o possível impacto da gripe suína na operação da TAP, Fernando Pinto disse que a transportadora "vai estar alerta para ajustar as ofertas e flexibilizar as frequências".
O presidente-executivo da TAP salientou no entanto que a companhia aérea não voa para o México, país onde foram detectados os primeiros casos de gripe suína.

in Lusa

Rui Veloso na apresentação de Canárias

O Mundovip vai realizar uma apresentação do destino Gran Canária e dos produtos da SATA, irá promover na Madeira. «Será um grande espectáculo», disse Luciano Jardim, director-geral do Mundovip Madeira, sem querer levantar a ponta do véu. Certa será a presença do cantor português Rui Veloso, tal como o JM já anunciou oportunamente, que fará uma actuação no auditório do Casino.
Luciano Jardim aproveitou ainda para esclarecer que o Mundovip deixará de operar com os charters da Binter, mantendo, no entanto, voos regulares com esta companhia para Gran Canária.

in Jornal da Madeira (Celso Gomes)

Mundovip prepara Verão com surpresas para madeirenses

O operador turístico Mundovip prepara para este verão muitas surpresas para os madeirenses. A aposta vai passar pelos circuitos europeus, com viagens organizadas de autocarro. Apenas a título de exemplo, podemos mencionar Paris-Benelux-Vale do Reno, Praga-Áustria, Croácia e ainda um circuito italiano. Já em Maio, o MundoVip vai promover uma viagem com um grupo de agentes, para que estes se possam inteirar do serviço que será prestado. «Queremos que saibam aquilo que vão vender e qual o público alvo que deve informar para não criar falsas expectativas», complementou Luciano Jardim, director do MundoVip na Madeira.
Referiu ainda que o Brasil vai manter-se com os voos charters, nomeadamente, para Salvador e Recife. Este ano, Cuba também será outra das apostas, assim como as Baleares e ainda um charter para a Grécia, além das chamadas “viagens a la carde”, como as Maldivas e as Seichelles.
«Tudo isto será apresentado no dia 30 de Abril», confirmou aquele mesmo responsável.

in Jornal da Madeira (Celso Gomes)

Qualidade: S.S.S.

Neste caso, S.S.S. não tem nada a ver com alguns 3 S que são de todos nós conhecidos. Bem pelo contrário. Na conjuntura actual, e para sermos “diferentes” temos d apostar, mais do que nunca, na qualidade, e sobretudo na qualidade dos nossos “Recursos Humanos”
Um deste dias li um artigo numa revista da minha especialidade, ou seja, o segmento de Mercado de Congressos e Incentivos, cujo título era Pensando Positivo. Pela minha parte, sou 100% positiva, e é desta forma que penso que todos temos de encarar a vida, mesmo nos momentos mais difíceis. Lembrei-me dum artigo que há alguns anos, quando trabalhava na Sheraton, passe a publicidade, nos foi distribuído por uma querida amiga, que é Directora de algumas unidades do Grupo Pestana, e que se chamava: O valor de um Sorriso (obrigada Rita Vasconcelos, pois este sorriso só poderia vir de alguém que o tem permanentemente). Não sei quem o escreveu, pois não está assinado. Sei que o tenho na parede do escritório que me está atribuído, e leio-o muitas vezes. Abaixo, poderão ler parte do seu conteúdo.
Pois S.S.S., e, para nos diferenciarmos da concorrência, que é feroz, nesta caso, significa:

1º S: SORRISO: “não custa nada, mas cria muito; enriquece os que recebem, sem empobrecer os que dão; dura apenas um segundo, mas, muitas vezes, a memória guarda-o para sempre; não pode ser comprado, mendigado, emprestado ou roubado, pois não é artigo de valor para ninguém, senão quando oferecido naturalmente. Por fim, não te esqueças de sorrir, pois ninguém necessita mais dum sorriso, do que aqueles que nada têm para dar”.

2º S: SERVIÇO: o cliente tem sempre razão. Foi uma norma que aprendi como Directora Hoteleira, e, que, devido à abundância dos últimos anos, andou esquecido. O cliente batia-nos à porta como por magia. Na actual conjuntura, as coisas mudaram completamente: se queremos que o cliente volte, nos recomende aos amigos, conhecidos, etc, é imperativo dar “SERVIÇO”.

3º S: SATISFAÇÃO: Com o SERVIÇO vem, logicamente, a satisfação. Na nossa actividade, a satisfação dos clientes deverá ser a nossa satisfação. Esta relação é a nossa sobrevivência. Cliente satisfeito é cliente que volta, e nos recomenda. Mais do que nunca, é preciso não nos esquecermos disto.

Tenho a certeza que se tivermos sempre em mente estes S.S.S., a Madeira caminhará a passos largos para ser conhecida como aquele destino que todos queremos, e, que se poderá diferenciar, aí sim, de todos os outros: um destino onde impera a QUALIDADE.

Maria da Graça Luís

in Jornal da Madeira

ANERT pondera entrada da Madeira

Os estatutos da ANERT - Associação Nacional das Entidades Regionais de Turismo - admitem a participação das direcções de turismo da Madeira e dos Açores, segundo avançou ao Publituris David Catarino, presidente da Turismo Leiria/Fátima, depois da reunião entre os presidentes das 11 Entidades Regionais de Turismo ontem na Pousada Conde de Ourém. Mais adiantou que desta reunião decorreu ainda a decisão - de acordo com trâmites legais - de colocar o Algarve como sede física da nova ANERT, embora na prática, e depois de eleitos os órgãos na nova associação, a sede possa ser itinerante de acordo com a direcção que a preside. A ideia fundamental é que a ANERT não terá sede ou recursos humanos fixos “de forma a evitar custos desnecessários”, como tinha já explicado António Pina, presidente da Turismo do Algarve, ERT, mas antes itinerância de presidência (bi-anual) que fornecerá os funcionários necessários ao exercício da actividade da ANERT. Existirá também um pagamento de quotas por parte das ERT’s como fonte de receita da ANERT.

in Publituris (
Sónia Gomes Costa)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Vision of the Seas estreia na Madeira









Eram 8.10 horas quando o rebocador Ponta do Pargo começou a lançar os dois jactos de água para dar as boas-vindas ao Vision of the Seas, que ontem fez a sua estreia no Porto do Funchal. Três apitos seus foram correspondidos pelo navio visitante.
Num mar calmo, o navio da Royal Caribbean, que acabava de atravessar o Atlântico, recebeu o piloto a bordo e fez uma manobra suave até que acostasse cerca das 8.50 horas. Até cinco minutos antes, o rebocador não parou de deitar jactos de acto, e de, a espaços, rodopiar como que a mostrar o agrado de mais um estreia no porto Funchal. Uma estreia de um navio que não é novo, já que foi construído em 1998.
Já devidamente amarrado, tivemos oportunidade de ir a bordo numa escala que teve assistência em terra da JFM Shipping.
Da conversa com Ingar Neerland comandante do navio fica a sua manifesta satisfação com a Madeira. “Esta baía é absolutamente bonita o que é reconfortante, sobretudo, depois de cinco dias no mar”, sublinhou, num dia que marcou igualmente a primeira vez que o capitão norueguês, nascido em 1972, aportou à Madeira e a um porto português. Curiosamente, depois de deixar a capital da ilha, levou o paquete para outra cidade portuguesa, Lisboa.
É igualmente um regresso à Europa, ao fim de 10 anos, onde esteve a navegar no Royal Viking Sun em curzeiros nas ilhas britânicas e Escandinávia.
Acrescente-se ainda o elogio do comandante ao piloto que diz ter contribuído para uma aproximação muito fácil e em excelentes condições.
Além da visita a bordo que nos foi proporcionada não podemos deixar de evidenciar a troca de presentes. Primeiro os Portos da Madeira, que estiveram representados por Ana Gouveia, responsávelç pelo Gabinete de marketing, promoção e relações públicas entregram uma lembrança ao comandante Ingar Neerland. Depois foi a vez de Lino Ribeiro, director da agência de navegação JFM Shipping, e de Luís Filipe Jardim, presidente do Clube de Entusiastas de Navios. Em troca, receberam uma placa do Vision of the Seas.
Durante o almoço que nos foi oferecido, podemos comprovar o que acontece em muitos navios de cruzeiros: um português a bordo. Tratava-se de Armando Almeida, nascido no Algarve, mas que confidenciou ter vivido alguns anos na Madeira. É assistente na direcção da área de restauração.
Quanto ao navio, o que podemos dizer é que, na generalidada, não acusa os anos. Só olhos mais clínicos encontram alguns sinais, com especial evidência para a pintura por altura da linha de água, a mostrar uma evidente degradação a pedir doca.
De resto, no interior, estamos perante um belo embaixador dos cruzeiros com todas as condições para uma viagem confortável, com uma tripulação simpática e acolhedora.
O navio segue agora para o norte da Europa, para efectuar cruzerios a partir de Amesterdão, na Holanda, e países nórdicos, seguindo depois para outros na Grécia.
Volta a escalar a Madeira a 21 de Novembro, altura em ruma para uma série de cruzeiros na costa do Brasil. Regressa ao Funchal a 16 de Abril de 2010 e a 7 de Dezembro desse ano.
Nesta viagem trazia a bordo 1.667 passageiros e 792 tripulantes.
O outro paquete, também agenciado pela JFM, o Black Watch, trazia 773 passageiros e 346 triplantes.
Feitas as contas estiveram entre nós 2.440 passageiros e 1.138 tripulantes, o que dá um total de 3,578 viajantes.

sábado, 25 de abril de 2009

Ruby Princess estreia no Funchal

O Ruby Princess esteve ontem no Funchal. O imponente paquete chegou pelas 13 horas, como estava previsto, de Fort Lauderdale, em Miami, Estados Unidos da América e atracou cerca das 13.30 horas.

Tal como manda a tradição, o navio foi saudado pelo rebocador Ponta do Pargo, que insistentemente, saudou com jactos de água e apitos, que nos pareceu não terem sido correspondidos pelo gigante da Princess Cruises.
A saída aconteceu alguns minutos depois das 20 horas com destino a Cadiz, no sul de Espanha. A bordo seguiram madeirenses que aceitaram as propostas das agências de viagens locais. Trata-se de um cruzeiro de 9 dias com destino final para a cidade de Barcelona, em Espanha.


O Clube de Cruzeiros, representante em Portugal da Princes Cruises, comercializou para esta partida opções de viagem desde 797 euros por pessoa em categoria interior. Valor que pode evoluir até uma estadia em mini suite por 1369 euros por pessoa. Até chegar à cidade espanhola dos cruzeiros, o Truby Princess escala Cádiz, Gibraltar, Cagliari, Civitavecchia, Livorno, Monte Carlo e Barcelona.
Uma nota final para referir que Ruby Princess é mais um gigante dos mares com a bandeira das Bermudas e registo em Hamilton.
Lançado à àgua o ano passado, foi inaugurado em meados de Outubro de 2008.
Tem 289 metros de comprimento fora a fora, 50,50 metros de boca e um calado de 8,45 metros.
O navio tem 113.561 toneladas e uma capacidade para transportar um máximo de 3070 passageiros.

Mundovip aposta na Sata e deixa a Binter

Nos meses de Julho, Agosto e Setembro, o Mundovip, através da Sata, vai disponibilizar três voos directos do Funchal para Tenerife, nas Canárias, (às segundas, quartas e sextas-feiras) sendo dois para o Sul e um para Norte. Nesta operação serão utilizados aviões de 64 lugares e um de 165, num total de cerca de 250 lugares por semana. Isto mesmo foi revelado por Luciano Jardim, director do MundoVip, no decorrer de uma viagem que os responsáveis pelo turismo de Tenerife prepararam para um grupo de jornalistas da imprensa escrita da Madeira, destinada a promover o destino.
«Este ano, fizemos um acordo quase de exclusividade com a Sata. Isto porque a companhia tem um avião pequeno baseado no Funchal, que é o ATP, e tem também o A320, que é um avião de 165 lugares». Mas, a decisão, segundo Luciano Jardim, tem em conta outras questões. «A viagem começa no Funchal, sendo que o avião sai às 10 da manhã, regressando à uma da tarde». Algo que não acontecia com a Binter Canárias que, como referiu, iniciava a viagem nas Canárias. «Ou seja, chegava ao Funchal às 10 da manhã e partia às 15 horas. Desta forma, o cliente perdia praticamente o dia da partida e o dia da chegada. Neste caso concreto, com a Sata, o cliente tem os oitos dias de férias na íntegra», explicou.
Luciano Jardim aproveitou a oportunidade para lamentar as atitudes da Binter nos últimos tempos, que tem prejudicado a ida de canarianos à Madeira.«Há uns anos atrás, a procura era muito superior ao dia de hoje. Isso deve-se ao facto de a Binter, de há um ano a esta parte, ter começado uma nova política de preços. Um bilhete de avião para a Madeira ronda os 250 euros, o que limita logo à partida. Por isso vamos lançar uma grande campanha com a Sata e voltar novamente aos charters», frisou o mesmo responsável.

Programa apresentado
a 30 de Abril

Relativamente à viagem que decorre a Tenerife, a convite das entidades ligadas ao turismo local, passa por uma nova estratégia, ou seja, através da imprensa escrita, divulgar a realidade da ilha que, para Luciano Jardim, é, hoje, «um destino importantíssimo», não só pela distância como também por aquilo que oferece, desde logo, uma «excelente hotelaria, um belíssimo serviço, sol, mas também algo que o madeirense gosta e que são as compras».
Tenerife é um destino massificado, mas que devido à crise está também a passar por algumas dificuldades. «Tinha como seu principal cliente o turismo inglês que, tal como na Madeira, e devido à desvalorização da libra, registou uma baixa bastante considerável», continuou.
Mesmo assim, Tenerife apresenta-se com uma vasta gama de hotéis pata todos os gostos e feitios, mas também para bolsos. Aliás, tudo isso será apresentado aos agentes de viagens, durante um roadshow agendado para o dia 30 de Abril, no hotel Tivoli. Contudo, outros destinos vão estar em destaque, como Gran Canaria e outros produtos em colaboração com a Sata, nomeadamente, Eurodisney (com voos à quarta e ao sábado), Açores e também Lisboa.
«Tenerife será um destino acessível a partir dos 200 e poucos euros. Nos nossos pacotes não apresentamos só hotéis de cinco estrelas, mas também de 4 e 3 estrelas, assim como os apartamentos familiares, com dois quartos de dormir onde cabem cinco pessoas e que são muito económicos», destacou o director do MundoVip.
Entre as muitas atracções, Tenerife apresenta dois grandes parques temáticos. São eles o Siam Park (o maior parque de água da Europa que está localizado em Tenerife Sul), e o Loro Park (em Puerto de La Cruz). De resto, o clima, as pessoas e a comida fazem com que o madeirense quase se sinta em casa, diz Luciano Jardim. «Tem apenas uma vantagem em relação à Madeira: uma zona sul onde tem uma garantia absoluta do sol». Tudo isto, salienta, a uma viagem de 55 minutos a bordo do A320 da Sata. «Aliás, o slogan que vamos lançar é “Férias em família a menos de uma hora de voo”», afirma.

in Jornal da Madeira (Celso Gomes, em Tenerife)

Lanzarote queria charter directo da Madeira

Apesar do acordo com a Sata, Luciano Jardim frisou que a aposta do Mundovip vai passar também pelo ferry da Naviera Armas, dado que o barco já dispõe hoje de uma ligação directa Madeira-Tenerife.
Apesar da crise económica, este responsável mostra-se optimista quanto ao Verão e revela que os números disponíveis até à última sexta-feira passada indicavam um aumento de passageiros na ordem dos 23 por cento em relação ao ano passado. Porém, baixou a receita, na ordem dos 5 por cento. «Ou seja, há mais gente a viajar. Simplesmente procuram produtos mais baratos», confirmou.

Destaca ainda a grande aposta de Canárias, nomeadamente, dos patronatos de cada cidade, junto dos madeirenses.. «Só para ter uma ideia, Lanzarote, queria apostar tudo por tudo para metermos um avião para lá. Só que achamos que este não era o ano ideal para abrirmos um destino novo. Por isso é que recusamos e deixamos para o próximo ano. Mas, Tenerife e Gran Canária apostam muito na Madeira, dada a proximidade e para manter a tradição dos madeirenses virem passar as suas férias. E acho que isso é muito importante». Algo que, opinou, «poderia ser feito também no sentido inverso».

in Jornal da Madeira (Celso Gomes, em Tenerife)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Parlamento Europeu aprova novas regras nas viagens

O Parlamento Europeu, em Estrasburgo, aprovou quinta-feira, a sua posição relativa às propostas da Comissão Europeia sobre os direitos do transporte marítimo, fluvial e de autocarro, na qual o Eurodeputado madeirense fortemente se empenhou.

Na sua intervenção de ontem, em sessão plenária, Jardim Fernandes começou por relembrar que a temática dos direitos dos passageiros nos vários modos de transportes, foi uma questão que pautou toda a sua actividade parlamentar no PE, designadamente durante as discussões no Pacote Marítimo, formalmente assinado hoje na presença do Presidente do Parlamento Europeu e de representantes do Conselho e da Comissão, e no qual foi relator pelo Parlamento Europeu, e relator pelo Grupo Socialista do PE.

Ainda segundo o mesmo, “o reforço do quadro regulamentar europeu dos passageiros de autocarros e de transportes marítimos e fluviais”, a saber, através da introdução de medidas concretas, como o retorno de 25% do preço do bilhete em caso de atrasos de uma hora a duas horas, 50% em caso de atrasos iguais ou superiores a duas horas ou 100% do preço do bilhete se o transportador não prestar os serviços alternativos de transportes ou informações, devendo estas indemnizações ser pagas em caso de cancelamento ou sérios atrasos na viagem, até um mês após o pedido do passageiro, “põe firmemente os passageiros europeus no lugar da frente”.

O Eurodeputado continuou salientando que, relativamente ao transporte de autocarro, o reconhecimento da necessidade de medidas adicionais para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e, o eventual reembolso do preço total do bilhete, em caso de cancelamento ou sobrelotação, passa a ser realidade, devido à qualidade desta legislação que, segundo o mesmo, “não será posta de lado por ninguém e apreciada por todos os cidadãos europeus, incluindo os das regiões mais remotas, como os Açores, a Madeira, Canárias e Departamentos Ultramarinos franceses”.

Roberto Silva que mais barcos no Porto Santo

«No dia em que tiver dois barcos a fazer a ligação entre a Madeira e o Porto Santo vou ficar contente», disse o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Roberto Siva, em declarações ao JORNAL da MADEIRA.
Defendendo a máxima “quanto mais, melhor!”, o autarca sabe, no entanto, que, neste momento, a ilha atravessa o dilema: «um navio é pouco mas dois é muito».
Mas se, por agora, dois navios na carreira regular pode ser muito, já a ideia de um dia o navio espanhol “Armas” fazer uma passagem pelo Porto Santo nas ligações entre Canárias e a Madeira e/ou o continente é mais concretizável, aos olhos da autarquia.
«Isso seria bom», confessa Roberto Silva, admitindo, porém, não ter feito qualquer diligência nesse sentido. «Penso que passa um pouco pela iniciativa do armador», justifica-se, e «se o armador quiser parar por cá, é livre de parar».
«O armador podia fazer Lisboa/Porto Santo, deixar cá uns e levar outros para o Funchal; quando saísse de lá (Funchal) fazia o percurso inverso», sugeriu o autarca.
Nestas declarações ao JM, o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo falou ainda do objectivo de fazer aumentar a população permanente na ilha de perto de 5.000 para 8.000 pessoas.
«Eu quando falo em 8.000 pessoas permanentes no Porto Santo tem um pouco a ver com a dinâmica que essas três mil pessoas a mais iriam dar à ilha para o comércio, para as infra-estruturas aqui criadas e para a sua rentabilização e para as ligações aéreas e marítimas», explicou o autarca.
Mas bastou a paragem das obras de construção do hotel Colombo’s Resort para que houvesse uma retracção no optimismo. Roberto Silva admitiu que essa interrupção fez logo o comércio local ressentir-se.
«Aqueles 200 ou 300 homens que estavam ali, que saiam ao fim-de-semana e iam para os bares divertir-se, que andavam de táxi, que tomavam o café, bebiam a água e uma aguardentezinha», deixaram de o fazer e isso sentiu-se logo, referiu o edil.
O presidente de câmara quer «mais gente no Porto Santo dentro dessa perspectiva de criar outra dinâmica fora do período de Verão».
«O Porto Santo, neste momento, deve ter 1.700 camas, com as 500 do grupo Pestana, e, por isso, já começa a ter capacidade para fazer uma promoçãozinha ou criar a possibilidade de um voo charter para Inglaterra ou mais qualquer coisa. Mas para fazer uma promoção efectiva do Porto Santo e criar uma dinâmica e trazer aqui outros mercados não é com este número de camas que a gente tem», .declara.
«Quando eu avancei para as 7.500/8.000 foi também para dar um sinal de que mais do que isto é quase impossível. Esse é o limite e é para ser feito em 10 ou 12 anos, nunca menos do que isso».
Roberto Silva disse ainda que ao ter referido as 8.000 camas estava a definir o limite da capacidade hoteleira.
«Se eu não dissesse isso, chegávamos às 7.000 e apareciam mais dois empreendimentos, e íamos para as 9.000, e íamos para as 10.000, e íamos para as 12.000, e, nesse dia, rebentava, o que não é isso que se pretende», afirmou.

Conceição assegura que entrada não está impedida

Em 11 de Março deste ano, a secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, confirmou na Comissão Especializada de Economia, Finanças e Turismo que a concessão da linha marítima entre a Madeira e o Porto Santo não impede a entrada de novos armadores.

Biblioteca tem acervo de 23 mil livros

A Biblioteca Municipal do Porto Santo possui um acervo de 23 mil livros com constantes actualizações e uma grande variedade de temas e saberes. Oferece aos seus visitantes uma videoteca e um espaço infanto-juvenil. Além disto, podem ser consultados praticamente todos os jornais e revistas regionais e nacionais disponíveis, tais como: Expresso, Sol, Diário de Notícias da Madeira, Jornal da Madeira, Revista Sábado e Visão.

in Jornal da Madeira (Alberto Pita)

Campus Pestana já completou mais de 3 mil horas de formação

O Campus Pestana, plataforma de treinamento e-learning do grupo Pestana, já completou mais de 3 mil horas de formação em seus primeiros meses de implantação.
Cada colaborador tem acesso ao sistema pela senha do curso que pretende desenvolver. Estes são organizados em módulos e os profissionais podem realizá-los no horário que quiserem, porém devem terminar em um prazo estipulado. Para saber mais detalhes sobre o projeto clique aqui ou aqui.
Neste semestre serão incorporadas mais opções, como Vendas e Inglês prático. Ao todo mais de 680 colaboradores já participaram das aulas.
"O projeto já é um sucesso porque reforça a política do grupo de investir nos recursos humanos da companhia. Os números destacam que estamos no caminho certo. Educar e treinar para aprimorar a capacidade de bem servir de nossos colaboradores", afirma Roberto Rotter, presidente do Comitê de gestão do grupo na América do Sul.

in Hôtelier News (Ana Lucia Silva)

Conceição Estudante quer mais da liberalização

A secretária regional do Turismo e Transportes considera extremamente positivo o primeiro ano do “céu aberto”, em vigor faz hoje precisamente um ano. “Não só pela abertura a novas companhias como também pelos preços que passaram a ser possíveis praticar”, sublinhou Conceição Estudante, depois do brienfing que decorreu no Aeroporto da Madeira, a propósito da visita que Ralph Gonsalves, primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas fez ontem de manhã àquela infra-estrutura.
Conceição Estudante disse que a experiência é para continuar e para ir, “sobretudo, alargando”.
Recorde-se que, há um ano, foi anunciado neste dia, com pompa e circunstância, a nova fase nas ligações aéreas entre a Madeira e os aeroportos do continente.
A Tap e a Sata reajustaram a oferta. A primeira low cost só surgiria na linha de Lisboa em Outubro desse ano. No dia 27. Falou-se nas companhias de baixo custo a voarem também do Porto e de outras a fazerem a ligação da capital, mas, até à data, não há nada de concreto.

Festa da Flor será o principal cartaz















No que toca à Festa da Flor, que anima a Madeira estes dias, a secretária regional sublinhou que o Funchal vai estar engalanado no seu melhor período “para receber os muito turistas que vão estar cá e que vão encher os hotéis na ordem dos 87 por cento, que é uma exclente ocupação para um período que passou a ser um dos grandes momentos altos do nosso calendário turístico, senão o mais alto”.

Madeira abre as portas do aeroporto a São Vicente e Granadinas

São Vicente e Granadinas vai enviar especialistas para estudar um conjunto de factores relacionados com o Aeroporto da Madeira. Questões ligadas a técnicas de construção, operações aeroportuárias, gestão e financiamento da obra. Isso mesmo foi acordado ontem de manhã depois de Ralph Gonsalves, primeiro-ministro daquele país das Caraíbas, ter conhecido a realidade daquela infra-estrutura na companhia de Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes.
Acerca desta matéria, a governante sublinhou que a partilha de experiências vai permitir igualmente à Madeira aprender na medida em que a construção na ilha de São Vicente “será interessante de seguir”.
Conceição Estudante recorda que os trabalhos e experiências para o novo aeroporto da Madeira também trouxeram ensinamentos à região autónoma que, em seu entender, poderão servir de base de boas práticas e inspiração para o empreendimento em que “o senhor primeiro-ministro está envolvido”.
Mais adiantou que a Madeira manifestou a Ralph Gonsalves toda a abertura para receber na região autónoma os profissionais que queiram vir conhecer a realidade e trocar experiências. “Faz parte da nossa função partilhar as boas experiências e contribuir para que haja sucesso na base do que também tivemos”.

Novo aeroporto
vai “limar” montanhas

Por seu turno, depois de ter estado presente num briefing no Aeroporto da Madeira, onde, durante cerca de 45 minutos, ficou a conhecer a realidade das diversas etapas, que culminram com as actuais infra-estruturas, o primeiro-ministro reconheceu que existem muitas semelhanças entre a geografia das suas ilhas e destas a que também está ligado por laços familiares (já que é descendente de naturais de São Vicente).
Disse que está a ser construído um aeroporto internacional no seu país, para o qual sublinha que têm de ser movidas três pequenas montanhas , mexer em vales e ainda num rio.
Especificou que terá dimensões semelhantes às da Madeira, “embora não tenha de ir até o mar”.
Por isso, disse ser muito importante aprender com a experiência da Madeira não só a nível da construção como do seu financiamento.
O aeroporto começou a ser construído em Agosto do ano passado e ficará concluído nos primeiros quatro meses de 2012.
Neste âmbito sublinhou ter tido o consentimento de Conceição Estudante no sentido de poder enviar à região autónoma especialistas de São Vicente e Granadinas para virem à Madeira se inteirarem das operações do aeroporto, como foi feito, como é gerido, entre outras situações.

Jardim convidado
para visitar o país

Uma nota final para dar conta que o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas endereçou um convite a Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional, para visitar oficialmente aquele país. Ainda este ano. Mais se pode referir que Ralph Gonsalves manifestou o desejo que a cidade do Funchal seja geminada com a capital do aquipélago das Caraíbas, Kingstown, que fica na ilha de São Vicente.
Em termos geográficos, podemos referir que São Vicente e Granadinas é um país das Caraíbas localizado nas Pequenas Antilhas. O seu território de 389 km² é constituído pela ilha de São Vicente e pelos dois terços norte da cadeia das Granadinas. Tem fronteiras marítimas com Santa Lucia, a nordeste, e com Granada, a sudoeste. É um dos países mais próximos de Barbados. De influência colonial britânica, faz hoje parte da Commonwealth.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ordem dos Economistas apresenta 3ª Conferência Anual do Turismo

Ontem, em conferência de imprensa na sede do Banif no Funchal, Eduardo Jesus apresentou os objectivos da III Conferência Anual do Turismo.
Assim, destacou que o tema escolhido para a III CAT, “Transporte Aéreo”, foi escolhido “por ser um tema fundamental para a nossa condição insular e obrigatório em termos de reflexão e tratamento, pois a Madeira, em termos de Turismo, depende das ligações ao exterior, e sobretudo porque ocorreram factos significativos nesta área, que vieram alterar as regras do jogo, nomeadamente a liberalização da linha aérea e a entrada das companhias de baixo custo”.
“Importava, portanto, reflectir e analisar as consequências destas alterações e concluir sobre os efeitos que as mesmas produziram entretanto e sobre os efeitos que se pode esperar num futuro próximo em termos de impacto para a economia regional”, sublinhou.
Eduardo Jesus realçou ainda que a internacionalização da CAT é reforçada nesta III edição, que terá na sessão de abertura as presenças da secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, do bastonário da Ordem dos Economistas, Murteira Nabo.
Participam na III CAT, que inclui três painéis (Competitividade do transporte aéreo da RAM, Perspectivas do transporte aéreo e Dinâmica das Novas Rotas), grandes nomes nacionais ligados ao sector do transporte aéreo, nomeadamente Fernando Pinto, presidente da TAP, que assumirá as funções de “Keynote Speaker”, o presidente da SATA, António Menezes, que será orador de um dos painéis, conjuntamente com Guilhermino Rodrigues, presidente da ANA e da ANAM. Gavin Eccles, professor universitário, Carlos Paneiro, director de Vendas da TAP; Vítor Neto, ex-secretário de Estado do Turismo, e Poças Esteves, da SaeR, são os outros oradores convidados.
Os moderadores dos três painéis, André Barreto, Roberto Santa Clara e Armando Rocha, são profissionais ligados ao turismo. Os comentários estarão entregues a Pereira de Gouveia, ex-secretário Regional da Economia, e João Welsh, delegado da APAVT.
Eduardo Jesus salientou que os destinatários da conferência são o público em geral, com realce para os economias e profissionais do sector turístico, além de estudantes. As inscrições continuam abertas. Os estudantes estão isentos de pagamento.
A III CAT tem o alto patrocínio do Banif.

in Jornal da Madeira (Augusto Soares)

Restaurante El Bulli mantém número no mundo

Pelo quarto ano consecutivo, o restaurante catalão “El Bulli”, de Ferran Adrià, ocupa o primeiro lugar na listagem dos “50 Melhores Restaurantes do Mundo”, uma eleição realizada pela revista britânica “Restaurant” e revelada ao início da noite desta segunda-feira.
Logo a seguir, o inglês “The Fat Duck”, do chefe de cozinha Heston Blumenthal’s, conserva o segundo lugar. O pódio fica preenchido com o restaurante dinamarquês “Noma”, do chefe Rene Redzepi, que ascendeu sete lugares relativamente à posição que ocupava no “ranking” do ano passado. Seguem-se o “Mugaritz” (Espanha, 4º lugar); “El Celler de Can Roca” (Espanha, 5º); “Per Se” (EUA; 6º); “Bras” (França, 7º); “Arzak” |Espanha, 8º); “Pierre Gagnaire” (França, 9º) e “Alínea” (EUA, 10º).

O concurso, realizado pela primeira vez em 2002, tem um júri constituído por mais de 800 prestigiados chefes de cozinha, críticos e outros especialistas gastronómicos de todo o mundo. Para votarem nos seus restaurantes preferidos, cada elemento do júri terá de ter visitado os espaços em questão, pelo menos, uma vez nos últimos 18 meses.

Para Duarte Calvão –membro do júri, jornalista e director do Peixe em Lisboa – é importante destacar “a subida do restaurante do restaurante ‘D.O.M.’ do chefe Alex Atala, que votei em terceiro lugar, e a quinta posição de ‘El Celler de Can Roca’, um dos melhores representantes da cozinha de vanguarda mundial”.
José Avillez, chefe de cozinha do restaurante lisboeta “Tavares” e outro membro deste júri internacional, também votou no “El Celler de Can Roca”, que havia sido a sua segunda opção. “Sublinhava ainda o 13º lugar alcançado pelo ‘Osteria Francescana’, de Itália, o japonês ‘Les Créations de Narisawa’ bem como, claro, a subida do dinamarquês ‘Noma’ até à terceira posição”. Ontem no Peixe em Lisboa, José Avillez sublinhou ainda “alguma estranheza por, uma vez mais, não estar presente nesta listagem o ‘El Poblet’, de Espanha”.
A ideia é reforçada por Duarte Calvão, o director de Peixe em Lisboa que também havia votado no restaurante Tavares. O chefe de cozinha Quique Dacosta, do espanhol “El Poblet”, estará precisamente em Lisboa, no último dia do “Peixe em Lisboa”, no próximo domingo, 26 de Abril.

A referida revista publica ainda os outros melhores restaurantes do top 100 mundial.

Selos lançados com temas da Madeira

No próximo dia 27, às 09h30, terá lugar o lançamento da emissão de selos de motivação regional “Frutos Tropicais e Subtropicais da Madeira”.
No mesmo dia, na praceta central do Mercado do Funchal, será igualmente feita a apresentação pública da carteira temática de selos “Turismo e Tradições da Madeira”. À tarde, terá lugar no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira o lançamento do livro “A Herança em África” da autoria de Isabel Castro Henriques.
Estas iniciativas contam com a presença do Presidente do Conselho de Administração dos CTT, Mata Costa, que nesta data se desloca à Madeira a fim de participar no encontro dos Operadores de Correios e Telecomunicações dos Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa que tem lugar no Funchal.

Número de passageiros nos cruzeiros cresce 15% no 1º trimestre

O movimento de passageiros no Porto do Funchal cresceu cerca de
15 por cento no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o
mesmo período de 2008.
Nos primeiros três meses deste ano houve 73 escalas, mais seis
que no mesmo trimestre do ano passado.

O número de passageiros embarcados situou-se nos 2.519, os
desembarcados nos 2.592 e o número de passageiros em trânsito ascendeu
aos 126.053. Significou mais 16.869 turistas, relativamente ao
período homólogo de 2008.
No mês de Março ocorreram 32 escalas, - mais duas em relação ao
ano anterior - e um movimento de 54.331 passageiros, mais 9.984
viajantes que no mesmo período de 2008.

Em Janeiro, o número de escalas foi igual ao do ano anterior,
23 e em Fevereiro deste ano, houve mais quatro escalas que no mesmo
mês de 2008.
A título de exemplo, o MSC Fantasia, - um navio que fez a
escala inaugural no passado dia 9 de Janeiro,- aportou no Funchal
cinco vezes nos dois primeiros meses deste ano.
Trata-se de um barco com capacidade para 3200 passageiros, tal
como o Costa Serena que nos primeiros três meses deste ano fez seis
escalas, três delas só no mês de Março.
Desta forma, os Portos da Madeira registam com satisfação este crescimento que, como já
foi anunciado, estava nas perspectivas da empresa para o corrente ano.

Express by Holiday Inn oferece pequeno-almoço na concorrência

A cadeia hoteleira Express by Holiday Inn está a utilizar um autocarro para entregar pequenos-almoços aos clientes de cadeias concorrentes que não incluem esta refeição na diária normal.
O autocarro vai percorrer várias localidades do Reino Unido e visitar cadeias como a Travelodge e Premier Inn.
Segundo o Brand Republic, para este semana está planeada a entrega de mil refeições grátis em Londres e Birmingham.
O objectivo da iniciativa é realçar a importância do pequeno-almoço e reforçar que a Express by Holiday Inn oferece esta refeição a todos os seus clientes.

in Briefing

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sata no recorde de circum-navegação

A escala da SATA AIR Açores, na ilha de Santa Maria (Açores) ao fazer parte do roteiro da viagem de circum-navegação aérea, contribuiu para o estabelecimento do novo recorde mundial nesta modalidade, tendo sido elogiada pela excelência e rapidez da sua assistência.

Em carta dirigida ao director de Handling da SATA Air Açores, o responsável da Colt International Flight Operations, Pete Bennet salientou a rapidez da assistência prestada pela unidade de Handling da SATA, considerando que a eficiência da equipa SATA terá contribuído, de forma determinante, para a prossecução do objectivo de quebrar o recorde mundial de circum-navegação aérea. “You all did an excellent job of turning the aircraft around in extremely quick times, and we are pleased to announce that they set the record by more than 20 hours (…). This record could not have been achieved without the excellent work done by all of the handling agents that assisted with this flight.
You all truly deserve a big congratulation for your efforts” enfatizou Pete Bennet.















De facto, o avião Cessna Citation CJ2, que fez escala para reabastecimento em Santa Maria, conseguiu a proeza de dar a volta ao mundo em 61 horas, 51 minutos e 15 segundos percorrendo a distância de 22.893 milhas. O anterior recorde foi batido por uma diferença superior a 21 horas. Mais informação está disponível no site.

Esta viagem de circum-navegação tem como objectivo a angariação de fundos e o aumento da notoriedade da Make-a-Wish Foundation, uma fundação americana que realiza os desejos de crianças doentes. Desde 1983, esta fundação já concretizou mais de 6.000 desejos,trazendo alegria, esperança e força a crianças em situação de convalescença. Uma iniciativa louvável, que muito honra o Grupo SATA, pela possibilidade de participação oferecida.

De salientar, que a escala de Santa Maria é uma das nove escalas da Direcção Geral de Handling da SATA Air Açores que, recentemente, foi distinguida com a atribuição da Certificação ISO 9001:2008 que confere a qualidade do serviço prestado às companhias aéreas e seus passageiros. A SATA Air Açores foi a primeira empresa de Handling portuguesa que, no âmbito do novo normativo (ISO 9001:2008), recebeu este Certificado de Qualidade pela APCER.

2009 ATTEMPT - Complete!

Morristown, NJ,USA (START, #1 on map)

St. Johns, Newfoundland and Labrador, Canada (1061 nautical miles, #2 on map)

Santa Maria, Azores, Portugal (1374 nautical miles, #3 on map)

Olbia, Sardinia, Italy (1630 nautical miles, #4 on map)

Luxor, Egypt (1472 nautical miles, #5 on map)

Muscat, Oman (1402 nautical miles, #6 on map)

Male, Hulule, Maldives (1458 nautical miles, #7 on map)

Phuket, Thailand (1499 nautical miles, #8 on map)

Manila, Philippines (1391 nautical miles, #9 on map)

Seoul, Republic of Korea (South Korea) (1403 nautical miles, #10 on map)

Petropavlovsk-Kamchatskiy, Kamchatka, Russian Federation (Russia) (1629 nautical miles, #11 on map)

Nome, Alaska, USA (1290 nautical miles, #12 on map)

Sitka, Alaska, USA (980 nautical miles, #13 on map)

Reno, Nevada, USA (1218 nautical miles, #14 on map)

Fargo, North Dakota, USA (1096 nautical miles, #15 on map)

Morristown, NJ, USA (998 nautical miles, #1 on map)

Sete empresas do Turismo da Madeira já recorreram a ajudas

Decorreu segunda-feira no Salão Nobre do Governo Regional uma sessão de divulgação e esclarecimento sobre “Medidas de Apoio ao Sector do Turismo” disponibilizadas pelo Turismo de Portugal, IP, sob a tutela do Ministério da Economia e da Inovação.
A sessão foi aberta pela secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, e contou com uma intervenção do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.
Após Conceição Estudante ter agradecido a presença do secretário de Estado do Turismo na Região e realçado os apoios já disponibilizados pelo Governo Regional da Madeira ao sector do Turismo e ao tecido empresarial da Região em geral e terem sido apresentadas em detalhe aos empresários presentes no Salão Nobre as medidas de apoio, Bernardo Trindade salientou que a sessão visou a apresentação “de um conjunto de instrumentos que visam facilitar o acesso ao crédito por parte das empresas, que hoje sentem muitas dificuldades no seu contacto com as instituições financeiras”.
Assim, adiantou que as ajudas disponibilizadas a nível nacional “são no essencial, quer através da bonificação de juro, quer através da assumpção de 50% do risco de crédito às empresas, permitir que os bancos possam financiar as empresas”.
Em relação à linha de crédito PME Investe III, específica para o Sector do Turismo, e com um montante disponível de 500 milhões de euros, o secretário de Estado do Turismo referiu que a mesma foi lançada “visando facilitar o acesso por parte das empresas do sector ao crédito”, salientando que pelo menos 7 empresas da Madeira já concorreram a esta linha de crédito, o que considerou ser “um óptimo sinal de que os empresários responderam afirmativamente a este desafio”.
Todavia, durante a apresentação da Linha de Crédito PME Investe III, Maria José Catarino, do Turismo de Portugal, adiantou que das 30 operações já aprovadas, duas são de empresas da Madeira, estando, segundo os últimos dados, 11 operações de outras empresas madeirenses a serem apreciadas pela Garantia Mútua para aprovação. No âmbito desta linha de crédito, que permite às empresas obter financiamento bonificado com uma taxa de juro correspondente à Euribor a três meses acrescida de 1,5%, por um prazo de 7 anos que inclui 2 anos de carência de capital e juros, o montante máximo por operação e por empresa é de 5 milhões de euros
António Trindade, na sua intervenção, acentuou ainda “que a situação é difícil”, pelo que considerou fundamental “criar um conjunto de apoios aos empresários, que foi o que aconteceu”.
Assim, destacou a aposta na promoção, com 30 milhões de euros, acentuado que os operadores turísticos foram contactados “numa lógica de partilha de risco, em que cada euro que o Turismo de Portugal investiu os operadores turísticos entravam também com um euro, sinal de que acreditam no nosso país”.
Em relação à campanha de Turismo Interno, adiantou que visou “promover adequadamente o país em todas as suas realidades e criar as condições para que os cidadãos portugueses façam férias cá dentro”, sublinhando o “lançamento de um portal ambicioso (www.descubraportugal.com.pt), com 80 mil visitas já efectuadas”.
No que se refere ao “Crédito ao Investimento no Turismo”, que visa apoiar, em parceria com o sector financeiro, os projectos turísticos, económica e financeiramente viáveis, em função das prioridades definidas no Plano Estratégico nacional do Turismo (PENT), foi adiantado que os 150 milhões de euros já contemplados correspondem a 29 candidaturas aprovadas, sendo duas empresas da Madeira, a que corresponde 13% do investimento aprovado.
De referir que as medidas de apoio a nível nacional são complementares com as medidas de apoio disponibilizadas a nível regional.

Conceição Estudante destaca
incentivos criados na Região


A secretária regional do Turismo e Transportes realçou que o sector do Turismo “é o mais multiplicador na economia da Região”, pelo que “tem merecido uma atenção especial por parte do Governo Regional”. Assim, Conceição Estudante relembrou aos empresários presentes que o Governo Regional já lançou um conjunto de incentivos, “aos quais se vêm juntar os apoios que o senhor secretário de Estado veio apresentar”. Em relação aos sistemas de incentivos já disponíveis na Região, destacou o EMPREENDINOV e o SIRE, o lançamento de linhas de crédito, como a PME-Madeira, e incentivos fiscais que permitem o reinvestimento de lucros, “o que veio criar melhores condições para enfrentar as dificuldades económicas que as empresas têm hoje de enfrentar”. Realçou também o lançamento de um Fundo de Contra-Garantia Mútua e um Fundo de Capital de Risco. Na promoção turística, Conceição Estudante salientou o lançamento do Fundo de Promoção Turística, com 1,5 milhões de euros, e o SI-Turismo para apoiar empresas com projectos de investimento integrados e inovadores neste sector. Lembrou ainda o lançamento de uma linha de crédito bonificada para apoiar as micro e pequenas empresas da Região.

in Jornal da Madeira (Augusto Soares)

Madeira estuda efeitos da novela Flor do Mar

A Secretaria Regional do Turismo e Transportes está a preparar o lançamento de um estudo de avaliação dos efeitos da telenovela “Flor do Mar”, na promoção do destino Madeira junto do mercado continental.

«Estamos a preparar o lançamento de um estudo com vista a avaliar o impacto desta iniciativa e para podermos ter uma ideia mais científica, mais objectiva e menos pontual e menos empírica da que temos neste momento, sobre os efeitos turísticos da novela», adiantou Conceição Estudante ao JORNAL da MADEIRA, momentos antes de ser entrevistada por Marina Silva, para o programa “Mini BI”, a ser transmitido amanhã, pelas 20 horas, na RJM.
Segundo a governante, o projecto será lançado, após resolvidas algumas questões burocráticas, «mas até ao final do ano teremos alguns resultados». Conceição Estudante disse que, por essa altura, os elementos reunidos deverão ser suficientes para uma análise concreta dos efeitos da novela no Turismo madeirense. «As gravações da novela terminam em Julho. Será divulgada durante todo o Verão. Portanto, será na altura certa para fazermos o estudo do impacto global», esclareceu.

Conceição Estudante disse, no entanto, que apesar de não ter dados concretos, está convicta de que a produção nacional emitida pela TVI tem sido positiva para conquistar o mercado nacional. «A prova disso é que, juntando os efeitos provocados pela liberalização aérea, pela telenovela, pelas campanhas e promoções desenvolvidas no continente e não obstante o cenário de contracção que estamos a viver, o mercado português cresceu 18 por cento, de Janeiro até agora, pelo menos na linha aérea Lisboa/Madeira/Lisboa».
Ou seja, concluiu a secretária regional do Turismo e Transportes, «temos já um indicador muito objectivo e visível do que está a acontecer» em relação aos turistas vindos de Portugal continental.

in Jornal da Madeira (Paula Abreu)

IVBAM com campnhas no Funchal no âmbito da Festa da Flor

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, lançou uma campanha para o Vinho e o Bordado da Madeira no âmbito da Festa da Flor, evento actualmente considerado como o segundo cartaz turístico da Região e um dos que mais retorno económico traz.

As campanhas iniciam-se hoje, dia 22 de Abril, e estarão presentes através do circuito de Mupis, e Trípticos, colocados em locais estratégicos da cidade do Funchal até o dia 2 Junho.
Com esta campanha pretende-se sobretudo reforçar a notoriedade e o posicionamento destes dois produtos tradicionais, contribuindo para o aumento das vendas no mercado regional, junto dos madeirenses e turistas.
A campanha está orçada em cerca de 16.000,00€ e enquadra-se nos projectos Promocionais do Vinho e do Bordado Madeira co-financiados pelo Projecto Intervir+.

A Campanha do Vinho sob o tema “O Néctar Mais Precioso da Madeira” ou “Madeira, Most Precious Néctar” pretende transmitir uma mensagem apelativa, suportada no significado paralelo e duplo de néctar: néctar da flor, mas também como sinónimo de uma bebida de qualidade superior. Este duplo significado enquadra-se perfeitamente ainda no contexto da Festa da Flor. Apesar da “brincadeira” implícita, no jogo entre a frase e a imagem, houve a preocupação em realçar os valores que se pretendem associar ao produto: distinção e sobriedade.

Em termos de consumo de Vinho Madeira no mercado regional, o total consumido é de cerca de 531.304,25 litros, representando cerca de 3.831.450,42 euros. O mercado regional representa cerca de 25% do total de consumo de Vinho Madeira, assumindo-se como um mercado muito importante para o produto, assim como, é o produto tradicional que maior expressão tem na economia regional.



A Campanha do Bordado com o slogan “A Poesia Acontece”, mantêm a imagem lançada na Campanha de Natal 2008, que pretende realçar os valores do Bordado Madeira, nomeadamente a sua genuinidade, pureza e beleza. A mensagem apela ainda à poesia, às flores e à natureza, musas naturais de inspiração para os desenhos que compõem as peças de Bordado Madeira.

No mercado regional, o Bordado da Madeira tem uma importância estratégica, considerando que 50% do volume de negócio do sector é efectivado na Região.

Galileo lança viagens amigas do ambiente

Imagine-se o seguinte cenário: o futuro viajante – ou empresa – chega ao balcão de uma agência de viagem e, no momento da escolha do itinerário, pode optar pelo percurso mais amigo do ambiente, ou seja, com menos emissão de dióxido de carbono, seja de avião, de carro ou de comboio.

Pois bem, a partir de agora essa possibilidade existe através do Carbon Tracker, uma ferramenta métrica desenvolvida pela Galileo by Travelport, única no mundo, que mede a pegada ecológica deixada por cada um dos viajantes e que pode ser instalada não apenas nos agentes de viagem, como também nos diversos parceiros que operam com a multinacional Travelport, presente em Portugal através da Galileo.

Dada a crescente preocupação ambiental, e tendo em conta que o sector do Turismo contribui com cerca de seis por cento das emissões de carbono, “o Carbon Tracker permite finalmente que as agências e empresas contribuam para uma política ambiental responsável, optando por viagens sustentáveis”, sublinha António Loureiro, director-geral da Galileo Portugal e da Galileo Brasil.

Na prática, o que o Carbon Tracker proporciona é o cálculo das emissões de CO2, pelo que o passageiro/empresa tem a possibilidade de escolher o percurso e o meio mais ecológico. Os resultados podem depois ser enviados para o e-mail dos viajantes ou organizações apostadas em desenvolver políticas ambientais, que também recebem o comparativo das emissões de dióxido de carbono entre uma viagem de avião, uma viagem de carro ou de comboio. Deste modo, o viajante ou a empresa podem seleccionar o meio mais “verde” e mais económico.

João Welsh: Parceria com a Galileo Portugal é importantíssima


“A parceria que estabelecemos com a Galileo Portugal é importantíssima não só para os agentes de viagem madeirenses, como para o arquipélago da Madeira que passa a contar com profissionais com conhecimentos ainda mais abrangentes”, afirmou João Welsh, delegado na Madeira da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.
Para António Loureiro, director-geral da Galileo Portugal, “a qualificação dos agentes de viagens é para a Galileo Portugal uma prioridade. Estamos certos que com este posicionamento ajudaremos as agências de viagem a prestar um serviço exemplar”. Uma visão que encontra eco nas palavras de Emílio Rodrigues, administrador da Intertours, uma das agências de viagens que participou na formação. Revela a sua satisfação com os cursos Galileo e sublinha que esta acção de formação “contribui para a melhoria dos conhecimentos dos conteúdos do Galileo e sua aplicação prática. Espero que estas acções se repitam com frequência”.
Em termos concretos, a parceria entre a Galileo Portugal e a APAVTForm para a formação dos agentes de viagens madeirenses, superou as expectativas iniciais.

A acção, que decorreu no hotel Pestana Promenade, no Funchal, contou com uma forte adesão. Inicialmente estava prevista a qualificação de 200 agentes de viagens, mas devido à grande afluência de formandos a Galileo e a APAVTForm decidiram lançar mais cinco cursos.
"Com esta acção na Madeira formamos 270 agentes de viagens”, disse António Loureiro, sendo que o objectivo desta parceria “é o de munir os formandos de todas as informações acerca da utilização do sistema Galileo”. Mais adiantou o responsável do sistema de distribuição global líder em Portugal que, dado o sucesso da acção, “decidimos criar alguns cursos suplementares, de forma a dar resposta às necessidades dos agentes de viagem”.
Relativamente à formação, a Galileo disponibiliza quatro tipos de cursos: Básico de Reservas, Básico de Emissões, Funcionalidades Avançadas, Reemissões e Reeembolsos. No final da acção, os formandos com avaliação positiva recebem o diploma da APAVT e o Passaporte Galileo.